Microconto

Pensamentos e Reflexões

por Jorge Jubrail
Publicado em 4 mar 2020, às 00h00. Atualizado em: 8 jun 2020 às 15h40.

Quando a vida começa a fazer sentido?

Quando não fizer mais sentido se pronunciar ou discutir, quando for melhor calar e observar.

Quando simplesmente comprar e consumir não fizer mais sentido.

Quando acumular bens e poder não fizer mais sentido.

Quando tudo o que nos foi dito sobre o paraíso e o inferno não fizer mais sentido.

Quando ser apenas mais um nessa grande massa de manobra não fizer mais sentido.

Quando buscar um sentido para vida não fizer mais sentido.

Encontraremos o real sentido da vida nas relações humanas e nas experiências vivenciadas. Precisamos nos relacionar melhor com as pessoas, não sem antes, conosco mesmos, nos aceitando e nos perdoando, não sendo o que querem que sejamos. Vivemos muito tempo personificando, seja para agradar ou para fazer progressos materiais, acabamos sendo pouco a nossa consciência manifestada.

Também, precisamos aceitar e respeitar as pessoas como elas são, ninguém é perfeito, portanto, sejamos complacentes com as imperfeições alheias; olhemos o lado bom das coisas e das pessoas sempre, estamos todos de passagem na Terra em caráter de expiação e provação, ninguém é melhor ou pior que ninguém. Talvez, alguns estejam uns passos à frente, não é demérito nenhum estarmos um pouco atrás.

Cada pessoa tem seu tempo de evolução; o período de aprendizado, mais curto ou mais longo, não está ligado à inteligência, mas, à determinação, destreza e disciplina. É importante enaltecermos os feitos das pessoas, mesmos os pequenos, sempre diante da plateia e reprimir as más condutas no camarim vazio.

Poderemos, então, existir, sentir que existimos e vivermos sem nos preocuparmos com o sentido da vida, mas, com o sentido que damos a ela:  – Viver é experimentar, e não ficar pensando no sentido da vida.Paulo Coelho