Microconto

Pensamentos e Reflexões

por Jorge Jubrail
Publicado em 23 jan 2020, às 00h00. Atualizado em: 9 jun 2020 às 14h28.

Tudo aquilo que nos incomoda no próximo, queremos corrigir à nossa maneira. Não podemos mudar ninguém, mas, felizmente, temos o poder de promover as mudanças que desejamos ver no mundo, nos transformando, pela prática do amor fraterno e pela caridade; fazendo ao próximo o que gostaríamos que fizessem por nós, a tendência é que o próximo nos retribua, conforme a lei universal da ação e reação.

Se cada um de nós buscarmos lapidar nossa pedra bruta, aparando as arestas dos vícios e lustrando as virtudes, ao menos, as pessoas de nosso convívio terão a oportunidade de estarem com uma pessoa um pouquinho melhor e, quem sabe, não sejamos o estímulo para os que nos rodeiam fazerem o mesmo. Estamos tão distantes da perfeição, assim como uma gota d´água está para o oceano; nem por isso devemos deixar de buscar o aperfeiçoamento.

Quando estivermos na posição de decidir em benefício próprio ou fazermos a diferença na vida das pessoas, optemos por fazer pelo próximo, não sejamos egoístas, logo ali na frente, receberemos os benefícios pela decisão acertada de ajudar ao próximo. Não nos preocupemos, essa coisa de levar vantagem em tudo não é saudável e só alimenta mais a energia negativa que anda circulando e gerando mais caos ao que já está ruim no país.

Sejamos otimistas e busquemos equilíbrio espiritual conversando no íntimo como Pai Maior, agradecendo-o, perdoando, pedindo perdão e ajustando as nossas ações para direcioná-las a seara do bem, com vontade e disciplina. Não nos deixemos contaminar pelo pessimismo, fugindo :  – O pessimismo é humor; o otimismo é vontade. Émile-Auguste Chartier