No mês em que é comemorado o Dia das Crianças (12), o Programa Guritiba celebra a marca de 30 mil crianças beneficiadas. Atuando com ações regulares e permanentes desde 2018, o projeto que começou há 11 anos como parte do Festival de Teatro de Curitiba com objetivo de promover atividades artísticas para crianças, já circulou em 80 escolas de Curitiba e Região Metropolitana, incluindo zona rural.
Com recursos da Lei de Incentivo à Cultura, o Programa Guritiba funciona de forma independente durante oito meses ao ano com programação semanal em escolas, ONGs, orfanatos e asilos de áreas socialmente vulneráveis da capital do Paraná e Região Metropolitana. A iniciativa também promove o intercâmbio cultural, trazendo famílias para experiências inéditas em museus e teatros da capital.
O “Cultura em Família” já foi realizado mais 50 vezes e impactou 886 pessoas, entre pais e filhos. A produtora do projeto, Carol Scabora, explica que apesar dos números expressivos alcançados pelo Programa, a maior preocupação é a qualidade das atividades ofertadas.
“Pensar na formação e no desenvolvimento humano através das ações realizadas nos faz buscar aprimorar cada vez mais a amplitude e a profundidade daquilo que fazemos na região”, comenta.
Além das atividades desenvolvidas com no público infantil e familiares, o Programa é alicerce para desenvolvimento de professores. Por meio da formação de educadores, oferece capacitação para que os profissionais incluam ferramentas artísticas e culturais em sala de aula, como parte do processo educativo. Duzentos e sessenta e três professores já foram treinados.
ACNH Industrial, por meio do Banco CNH Industrial e da New Holland Agriculture, ajuda a viabilizar a iniciativa com o objetivo de levar vivências artísticas ao público infantil que vive em situação de vulnerabilidade social em Curitiba e Região Metropolitana. Algumas das escolas sociais, contempladas pelo programa para receber os espetáculos, são indicadas pelas empresas mantenedoras do projeto.
A Gerente de Marketing e Comunicação do Banco CNH Industrial, Marianna Fernandes, avalia as atividades culturais como importantes para a formação do cidadão e para expressar diferentes visões de mundo.
“O Guritiba é um grande parceiro nessa missão e leva a arte não apenas para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social como também para comunidades rurais, o que para nós é um alcance muito importante”, afirma.
Mês das Crianças
Outubro vai contar com uma programação especial para os pequenos. No dia 07, segunda-feira, a Escola Miguel Kruger, na região do Portão, recebeu um concerto didático da música brasileira. Com uma breve apresentação de músicas nas salas de aulas, as crianças puderam conhecer a música erudita de forma natural, sem a formalidade dos concertos ou dos auditórios. Já no dia 19, o Centro de Esportes e Lazer Bernardo Von Muller Berneck, em Araucária, recebe o “Ré Lá show”, um espetáculo de palhaçaria clássica, música e malabarismos.
Além disso, o Programa Guritiba conduziu 120 alunos da escola Prof.ª Joana Raksa, do Caximba pela primeira vez ao Museu Oscar Niemeyer, na ação Formação Para Alunos, no dia 08 de outubro, terça-feira. Em parceria com os CRAS da cidade de Campo Largo, o Programa Guritiba conduzirá grupos familiares das regiões Meliane, Ferraria e Rivabem no Cultura em Família de Outubro (06, 10 e 13/10).
Com a função de atuar também nos alicerces que compõe a sociedade e possibilitar que regiões mais distantes do perímetro central sejam atendidas pelo projeto, o Programa ainda circula com a Contação de Histórias sobre sustentabilidade intitulada por Anelise e os Irmãos Perdensen (08, 09, 10, 16 e 17/10).
Sobre o Programa Guritiba
Com recursos da Lei de Incentivo à Cultura, o Programa Guritiba funciona de forma independente durante oito meses por ano com atividades semanais em escolas, ONGs, orfanatos e asilos de áreas socialmente vulneráveis de Curitiba e RMC. Desde 2018, cerca de 30 mil crianças de doze municípios do Paraná foram impactadas. O Programa Guritiba é apresentado por Caterpillar e Perkins Motores, com patrocínio da Tradener e Ibema e tem como apoiadores as empresas Novozymes, New Holland, Mili e Savana | Mercedes-Benz. São parceiros também na realização do Guritiba a Berneck, Brose do Brasil e o BRDE. As instituições interessadas em receber atividades sócio-educativas do programa podem entrar contato através do site ou na página do Facebook.