O festival começa nesta terça-feira e termina no dia sete de abril de 2019 (Foto: Leo Aversa)

Ao longo de seus 27 anos, se consolidou como um dos eventos mais importantes do calendário cultural brasileiro

O Festival de Teatro de Curitiba começou em 1992 com 14 espetáculos e a proposta de promover o encontro das artes com o entretenimento. Palco de estreias internacionais e de fortes nomes das artes brasileiras, o evento também é vitrine para quem busca reconhecimento nas artes cênicas, bem como a oportunidade para que os paranaenses desfrutem de produções premiadas no cenário nacional.

Calendário cultural brasileiro

Ao longo de seus 27 anos, se consolidou como um dos eventos mais importantes do calendário cultural brasileiro, agregando novas programações, se transformando no Festival de Curitiba. Sob este nome passou a atender novos públicos, tomando o cuidado de manter-se como um canal de formação, atualização e reflexão, com a promoção de debates, palestras e oficinas. 

Confira os segmentos do Festival de Curitiba!

Mostra: espetáculos convidados pela curadoria, formada por profissionais atuantes que acompanham o cenário nacional e internacional para traçar um panorama relevante e diverso do que é produzido.
Mostra Convidada: novidade em 2019, a convite do Festival, abriga duas mostras de repertório de companhias brasileiras importantes;
Interlocuções: compondo a Mostra, a plataforma amplia a experiência da arte, da reflexão e da convivência aproximando público, artistas e aprendizes, através de debates, oficinas, encontros, lançamento de livros e outras experiências; todos com programação inteiramente gratuita.
Fringe: um espaço aberto, democrático e sem curadoria, recebe a participação voluntária de qualquer companhia profissional, que recebem apoio de produção do Festival de Curitiba. Algumas companhias se organizam por afinidades artísticas e criam suas próprias mostras. O Fringe se tornou uma grande vitrine no cenário teatral brasileiro.
Programa Guritiba: voltado ao público infantil e juvenil tem atrações teatrais, musicais, brincadeiras e promove ações sociais itinerantes que perduram ao longo do ano;
MishMash: com curadoria de Rafael Barreiros, apresenta variadas formas de atrações artísticas em um único palco mesclando teatro, musica, circo e dança, em uma programação familiar que diverte todas as idades;
Risorama: sob os cuidados de Diogo Portugal promove a mistura de estilos de up comedy reúnindo os melhores humoristas do país;
Gastronomix: evento musical e gastronômico oferece um variado cardápio a preços acessíveis, criado por grandes chefs brasileiros sob a curadoria de Celso Freire.

Veja também: Calendário completo com todas as atrações, horários e preços!

Cinco artistas famosos que vem para Curitiba

Regina Casé: Depois de 25 anos longe dos palcos teatrais, a atriz e apresentadora Regina Casé retorna na comédia “Recital da Onça”, com arte visual assinada por Alberto Pitta, que conta a história de uma mulher que recebeu um convite de Harvard para criar um formato pop para palestras sobre literatura brasileira voltada para estudantes estrangeiros. O espetáculo estará em cartaz na Mostra 2019 do Festival de Curitiba, nos dias 28 e 29 de março, a partir das 21h, no teatro Guaíra.

Claúdia Abreu: A atriz Cláudia Abreu se apresenta no Festival de Curitiba no espetáculo “Pi – Panorâmica Insana”, que traz a diretora Bia Lessa de volta ao eveto. Com o prêmio de melhor do ano passado pela Associação Paulista de Crítico de Arte (APCA) no currículo, o espetáculo terá apresentações nos dias 30 e 31 de março, no Teatro Guaíra. Além da atriz, estão no elenco nomes conhecidos do teatro e da televisão brasileira, como Leandra Leal, Luiz Henrique Nogueira e Rodrigo Pandolfo.

Leandra Leal: A atriz Leandra Leal também estará presente no Festival de Curitiba no drama “Pi – Panorâmica Insana”. A peça coloca uma lente de aumento sobre a sociedade contemporânea e discute temas como indivíduo, civilização, sexualidade, política, violência, nação, miséria, riqueza, gênero e desejo. A dramaturgia do espetáculo foi concebida a partir dos ensaios e o resultado é uma escritura cênica e não um texto convencional, que transita entre artes plásticas, teatro e dança. A mostra ocorre nos dias 30 e 31 de março, no Teatro Guaíra. 

Mel Lisboa: Após temporadas no Rio de Janeiro e São Paulo, a atriz Mel Lisboa estará no espetáculo “Dogville”, que será apresentado no Festival de Curitiba, compondo a programação da Mostra 2019. O diretor paulistano Zé Henrique de Paula assina a primeira adaptação teatral brasileira para a obra-prima cinematográfica do dinamarquês Lars von Trier. As apresentações acontecem nos dias 2 e 3 de abril, no Teatro Guairinha. Por conta de sua atuação no espetáculo, Mel Lisboa está indicada na categoria de Melhor Atriz no prêmio Cesgranrio de Teatro.

Gregório Duvivier: O espetáculo “Sísifo” busca responder a tais perguntas, usando o mito de Sísifo, essencialmente ligado à repetição, como alegoria para levar ao palco a linguagem do gif e do meme. O espetáculo é a primeira colaboração cênica do ator, humorista, escritor e apresentador Gregório Devivier, com Vinicius Calderano. A peça faz parte da Mostra do Festival de Curitiba e ocorre nos dias 6 e 7 de abril, no Teatro da Reitoria. Gregório faz sucesso como ator e roteirista nos vídeos do Porta dos Fundos, é apresentador do programa jornalístico-humorístico Greg News (HBO), é escritor com diversos livros de prosa e poesia publicados pela Cia. Das Letras, foi cronista do jornal Folha de São Paulo durante cinco anos e poderá ser visto em breve no novo filme de Karim Ainouz, A Vida Invisível.