Exposição “Estruturas e Valores” de Antonio Arney, será levada a Piraquara, terra natal do artista

por Caroline Maltaca
com informações da AEN
Publicado em 7 jun 2021, às 17h05.

O Museu Oscar Niemeyer (MON) embarca em uma nova proposta que visa levar arte a outros municípios do Paraná. Nesta quinta-feira (10), será inaugurado em Piraquara, Região Metropolitana de Curitiba, obras da exposição “Estruturas e Valores”, do artista paranaense Antonio Arney.

“A proposta das itinerâncias é levar um pouco do Museu Oscar Niemeyer a outros municípios, o que permite que a instituição estenda a sua atuação. Além de ajudar a democratizar a arte, as itinerâncias deixam um convite para a integração cada vez maior da cultura paranaense”,

diz a diretora-presidente do MON, Juliana Vosnika.

De acordo com a Agência de Notícias do Paraná (AEN), a mostra é um recorte do que foi apresentada no MON até março de 2019.

Por que Piraquara?

Antonio Arney é um artista autodidata que se destacou na cultura paranaense por suas técnicas em colagem, relevo e pintura que fazem refletir sobre o reuso, a sustentabilidade, a reciclagem e a importância da memória das coisas e do tempo. Por ter nascido em Piraquara, no ano de 1926, levar a mostra a sua terra natal é uma forma de homenageá-lo.

“Arney contabiliza 60 anos de atuação, conhecimento e experiência. Sua obra é viva e pulsante, mantendo-se atual aos 93 anos de idade do artista”,

afirma Eliane Prolik, responsável pela curadoria da mostra.