Dia do Batman: três motivos especiais para comemorar hoje Batman Day
A escalação forma um dream teamcom nomes importantes: Melbourne, Tóquio, Johannesburgo, Berlim, Paris, Londres, Barcelona, Montreal, Nova York, Los Angeles, Cidade do México e São Paulo. Estas doze metrópoles, espalhadas por todos os continentes do planeta, têm em comum uma celebração bastante especial no dia de hoje. Em todas elas o céu estará iluminado pelo “batsinal“. Sim, o velho e glorioso símbolo do Batman ilumina a noite das ruas, dando um apelo todo charmoso para quem olhar para cima depois que o sol se puser.
Por que o Dia do Batman é comemorado hoje
O motivo que une as doze localidades é a comemoração do Batman Day (Dia do Batman), sempre reservado para o terceiro sábado do calendário anual do mês de setembro. O motivo, segundo a DC Comics – responsável por estabelecer a data comemorativa – é a primeira aparição do Cavaleiro das Trevas (o Batman repaginado para as novas gerações) nos quadrinhos. É bem verdade que a razão é bastante frouxa, tal qual a que levou o Dia Mundial do Rock ser celebrado em 13 de julho (foi neste dia que, em 1985, foi realizado na Inglaterra e nos Estados Unidos, simultaneamente, o festival Live Aid). O alterego do milionário Bruce Wayne foi publicado pela primeira vez em abril de 1939, na edição 27 da revista de HQ Detective Comics. Um ano depois, o personagem ganhou seu próprio título. Poderia ser reservada também a data de 26 de junho para o dia do Batman, aniversário do super-herói, já que foi neste dia que, durante um assalto, em um beco escuro de Gotham City após uma sessão de cinema, o pequeno Bruce viu seus pais serem mortos a tiros à sua frente. Foi este exato momento, afinal, que o menino concebeu a ideia do Batman, jurando para si próprio combater o crime como uma espécie de vingança em nome de Thomas e Martha Wayne.
Polêmicas à parte, o que importa em 2019 para celebrar o Dia do Batman é justamente a temporada em que o Homem-Morcego tem seus 80 anos de criação comemorados. No Brasil, ambos mais precisamente na capital paulista, dois eventos especiais foram preparados para esta semana em especial. Na noite de hoje, por volta das 20 horas, quem estiver pela região da Avenida Paulista vai poder ver projetado no céu o tradicional círculo com o símbolo do morcego em seu interior.
Exposições dos maiores personagens da HQ no dia do Batman
O espaço da Oca, situado no Ibirapuera, abriga desde ontem a maior exposição do mundo montada com peças de brinquedo Lego. The Art Of Brick: DC Super-Heroes traz 138 obras assinadas por Nathan Sawaya, um advogado americano que utilizou a veia artística para criar esculturas em brinquedo como uma forma de aliviar o estresse do dia a dia. Entre as esculturas de plástico produzidas por ele estão os maiores personagens da editora de HQ (como Batman, Super-Homem, Mulher-Maravilha, Flash, Aquaman e alguns dos vilões mais significativos da casa) e alguns dos apetrechos usados por eles em suas histórias no papel e nas teles de TV e do cinema.
Segundo Nathan, duas das esculturas mais difíceis de serem feitas para a exposição são o avião invisível da Mulher-Maravilha e lendário batmóvel. O primeiro pelo desafio extremo de reproduzir diante dos olhos das pessoas a sensação possível de ser fabricada no mundo das HQs e desenhos animados. Já o segundo, o icônico carro-conversível com o qual Batman (e por vezes Robin também) persegue os bandidos de Gotham City, foi construído em escala natural. O carro está “estacionado” em uma das salas da exposição reservada apenas para ele. Outras curiosidades também são reproduções de capas clássicas dos quadrinhos do Homem-Morcego e toda a ambientação de Gotham reproduzida nos espaços da Oca, contando inclusive com vários efeitos sonoros. The Art Of Brick: DC Super-Heroes pode ser visitada até 3 de novembro e mais informações sobre horários e ingressos do evento estão aqui.
Não bastassem estas duas novidades, os fãs de Batman ainda possuem uma terceira opção também na capital paulista. Inaugurada no início deste mês, outra exposição, Batman 80, está no Espaço Multiuso do Memorial da América Latina. Com tempo médio de visitação de uma hora e programada para se estender até o dia 15 de dezembro, o evento de experiência imersiva recria cenários clássicos de Gotham City, como a Mansão Wayne, a Batcaverna, os portões do Asilo Arkham e até mesmo o esconderijo de vilões como Mulher-Gato e Coringa. Entre os itens que podem ser espiados no local estão itens raros de colecionadores e algumas das principais edições em quadrinhos estreladas pelo agora octogenário Homem-Morcego. Mais sobre horários e ingressos desta exposição você tem aqui.