Acidente em Congonhas causa atrasos e cancelamentos no Aeroporto Afonso Pena

Publicado em 10 out 2022, às 11h48. Atualizado às 13h24.

O acidente com um avião de pequeno porte no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, no início da tarde deste domingo (9), afetou voos em vários estados, inclusive no Paraná. Na manhã desta segunda-feira (10), passageiros do Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, registraram atrasos e cancelamentos devido ao incidente no estado vizinho,.

Segundo dados do painel de voos da Infraero, dois voos que viriam de São Paulo para Curitiba e outros dois com destino a Guarulhos e Congonhas foram cancelados. Além disso, pelo menos outros três voos tiveram atrasos.

Acidente em Congonhas

O pneu de pouso de um avião de pequeno porte estourou no início da tarde deste domingo (9) e manteve a pista principal do Aeroporto de Congonhas interditada até às 22h18, apesar da mobilização das equipes da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).

Com isso, somente neste domingo, foram cancelados 73 voos que deveriam sair do aeroporto e 67 previstos para chegar no terminal. Na manhã desta segunda, o aeroporto segue operando com dificuldades e dezenas de voos, entre partidas e chegadas, estão cancelados ou com grandes atrasos.

O acidente está sendo investigado pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes (Cenipa) da Aeronáutica. Cinco pessoas estavam a bordo do avião quando a aeronave saiu da pista e parou na área de taxiamento (deslocamento em solo das aeronaves) do aeroporto. Ninguém ficou ferido. A pista principal ficou interditada por aproximadamente 9 horas.