27 voos foram afetados pela pane de luzes no Aeroporto Internacional de Foz

Publicado em 12 jan 2023, às 10h45. Atualizado às 12h00.

A pane nos balizadores noturnos no Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná, já causou o cancelamento de 27 voos entre terça-feira (10) e quinta-feira (12). Todas as chegadas e saídas estavam programadas para o período da noite e madrugada. Durante o dia o aeroporto funciona normalmente.

Segundo a assessoria de imprensa da CRR Aeroportos, empresa que administra o aeroporto, as equipes técnicas continuam trabalhando contra o tempo para restabelecer o sistema. A concessionária orienta que os passageiros com voos programados procurem as companhias onde as passagens foram compradas antes de se dirigir ao aeroporto.

Os balizadores apresentaram problemas na tarde de terça-feira (10) e desde então as decolagens e os pousos foram afetados. As chegadas que estavam programadas para Foz do Iguaçu, foram reprogramadas para outros aeroportos, dentre eles o de Cascavel, cidade a cerca de 140 quilômetros.

A CCR enfatizou que o problema na pista não tem ligação com a queda de torres de energia na cidade de Medianeira, a 50 quilômetros de Foz do Iguaçu.

O que são balizadores?

O sistema de balizamento noturno são as luzes que iluminam a pista e servem para guiar o piloto em pousos, decolagens e nas pistas de táxi. Elas são compostas de luzes verdes na cabeceira, luzes brancas nas laterais e vermelhas no fim da pista. Já as taxiways tem luz azul. Elas podem ser de alta, média ou baixa intensidade.