Terceira edição do RIC Rural Summit 2020 destaca a força da mulher no agronegócio
Pouco a pouco se estabelecendo em setores historicamente dominado pelos homens, as mulheres têm conquistado cada vez mais territórios no agronegócio. A pesquisa “Mulheres Rurais, Censo Agro 2017”, divulgada em março deste ano, mostrou que elas já dirigem quase 1 milhão de propriedades rurais no Brasil. A partir do Censo Agropecuário de 2017, o IBGE identificou 947 mil mulheres responsáveis pela gestão de propriedades rurais em um universo de 5,07 milhões, o que representa 19% do total, superando os 13% registrados em 2006. Nesta terça-feira (24), a 3ª edição do Ric Rural Summit 2020 coloca em em pauta “A Força da Mulher no Agronegócio” a partir das 10h, no canal do RIC Rural no Youtube. A realização da série de lives é do Grupo RIC, por meio da RIC Record TV, Jovem Pan e RIC Mais, com patrocínio do BRDE e do Sistema Ocepar.
Os jornalistas Sérgio Mendes e Rose Machado, apresentadores do programa RIC Rural, recebem a analista de Projetos de Cooperativas Agropecuárias do BRDE, Simone Cazarotto, a analista de Projetos de Agronomia do BRDE, Fernanda Santos Silva, a produtora rural Olga Agulhon, cooperada Cocamar e ex-membro do Conselho de Administração da cooperativa, e associada do Sindicato Rural de Maringá e membro da sua Comissão de Mulheres, e a produtora rural Marlene Kaiut, campeã estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios.
Olga foi secretária Municipal da Mulher e secretária Municipal de Cultura de Maringá, fundou e presidiu a Academia de Letras de Maringá por duas gestões. Também é membro da União Brasileira de Trovadores – Maringá, do Centro de Letras do Paraná e outras entidades culturais. Formada em Administração de Empresas, Marlene mudou o perfil da fazenda de criação de gado de leite da raça Jersey da família e já dividiu sua experiência em palestras em mais de 23 estados e em um dos maiores eventos mundiais, o TEDx.
“Nunca tive vergonha de fazer perguntas. Nunca tive medo de trabalhar duro. Desde que assumi, nunca dormi sem dívidas, mas nunca perdi o sono por elas” contou Marlene na palestra.
O Censo Agropecuário 2017 pesquisou pela primeira vez o compartilhamento de direção nos estabelecimentos: são 1.029.640 compartilhados pelo casal, o que representa 20% do total, sendo 817 mil mulheres dividindo a direção com o cônjuge. Ou seja, além da mulher ter aumentado presença diretamente, ela também aparece na direção compartilhada. O Censo Agropecuário 2017 foi divulgado em 25 de outubro de 2019, no Palácio Iguaçu, em Curitiba. Realizado pelo IBGE há cem anos, é a principal e mais completa investigação estatística e territorial sobre a produção agropecuária brasileira, uma vez que as informações geradas pela pesquisa possibilitam o planejamento e a avaliação de políticas públicas sobre o setor.
RIC RURAL SUMMIT 2020
Terceira live da série, com o tema “A Força da Mulher no Agronegócio”
Quando:
4/11, às 19h
Onde:
Redes sociais do RIC Rural: