Segunda live do RIC Rural Summit debate “Sustentabilidade e conservação do solo e da água”

Publicado em 3 nov 2020, às 18h19. Atualizado em: 4 nov 2020 às 10h30.

A pandemia de coronavírus transformou o modo como nos relacionamos, trabalhamos e consumimos informação. Empresas e organizações de todas as áreas precisaram se adaptar às restrições presenciais e marcar – ou aumentar – presença digital. Para ampliar o alcance do debate sobre o agronegócio no Paraná, o Grupo RIC promove, por meio da RIC Record TV, Jovem Pan e RIC Mais e com patrocínio do BRDE, a série de lives “RIC Rural Summit 2020”. Na segunda edição, que ocorre nesta terça-feira (4), a partir das 19h no canal do RIC Rural no Youtube, o tema em discussão será “Sustentabilidade e conservação do solo e da água”, com participação do secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado, Norberto Ortigara, da superintendente do SENAR-PR, Débora Grimm, e do supervisor de Gestão Territorial Estratégica da Embrapa, Gustavo Spadotti.

A apresentação será dos jornalistas Sérgio Mendes e Rose Machado, que atuam na editoria há 25 anos e há 12 estão à frente do programa RIC Rural. Sérgio Mendes destaca a importância do agronegócio durante a pandemia no país.

O setor mostrou a força que tem para aqueles que ainda não o conheciam. Não faltou leite nem pão e ninguém explorou diante da necessidade. Está muito informatizado, se preparando para isso. A tecnologia se instalou no agronegócio. O produtor está conectado: já se habituou com lives, assiste pelo celular, e as reuniões das cooperativas acontecem online. A principal mudança de comportamento com a pandemia foi a digitalização no campo e a necessidade de fazer uso dela. O campo vai sair muito mais moderno, vai ser muito mais hightech – diz Sérgio.

A proposta do projeto multiplataforma RIC Rural Summit 2020 é colocar em pauta, de forma descomplicada, o cenário atual e as perspectivas para o agronegócio no Paraná. Sérgio Mendes convida a participar também quem não é produtor nem lida diretamente na área:

Nós, jornalistas do agro, e quem trabalha no setor, sempre estamos cheios de números bacanas, mas estamos falando para nós mesmos. O que a gente quer é fazer chegar a informação a quem não é do agro – destaca, acrescentando a abrangência do debate sobre sustentabilidade e conservação do solo e da água: – Vamos falar sobre como estamos frente à preservação ambiental, o impasse da regularização ambiental da propriedade e dar segurança jurídica ao produtor – diz Sérgio.

A primeira live, que tratou de “Agronegócio e cooperativismo, reinicialização do mundo” já alcançou mais de mil visualizações. Assista no canal do RIC Rural no Youtube.

A live está dando um direcionamento para novos comportamentos para o produtor rural, que vai poder assistir depois com calma, dentro da sua rotina. Traz comodidade – destaca Sérgio Mendes, que atribui o grande acesso à gravação aos mais de 174 mil inscritos no canal RIC Rural no YouTube, dos quais nem todos são produtores rurais.

RIC RURAL SUMMIT

Segunda live da série, com o tema “Sustentabilidade e conservação do solo e da água”

Quando:

4/11, às 19h

Onde:

Redes sociais do RIC Rural: