A manutenção de bons preços para o feijão tem renovado o ânimo dos produtores com a cultura nesta nova safra. Cotações também favoráveis para soja, trigo, frango, suíno, boi e leite.

Em Laranjeiras do Sul, o feijão teve um forte acréscimo de área nesta primeira safra. É tradição os produtores plantarem a primeira safra visando produzir sementes para a segunda safra, o que indica acréscimo também da área plantada na safrinha.

Trigo

Conforme aumenta a área colhida de trigo no estado, as produtividades obtidas ficam dentro da quebra estimada em função do inverno rigoroso.

Aproximadamente 40% do produto colhido, até o momento, atingiu PH 78, trigo de boa qualidade. 20% deu triguilho. Alguns produtores relatam que o produto está bem desuniforme com muitos grãos verdes em meio aos grãos maduros.

Ponta Grossa 

As chuvas na região de Ponta Grossa podem ter provocado acamamento em algumas áreas das culturas de inverno, além dos ventos a presença da umidade faz com que o peso do cacho já espigado fique maior, facilitando o acamamento.

Mandioca 

Os produtores de mandioca do estado entram na reta final de plantio da safra  13/14. Em algumas regiões, como Paranavaí, os trabalhos já se encerraram e as áreas cultivadas apresentam bom desenvolvimento vegetativo.

Cooperativismo

A OCEPAR divulga o cooperativismo na Expo Paraguai Brasil 2013 em Assunção, no Paraguai,  uma feira multisetorial que visa promover o intercâmbio comercial, cultural e turístico entre os dois países.

“O G7 montou um estande no evento, atendendo ao convite da Itaipu Binacional, já que várias empresas paranaenses atuam no país vizinho.

Para assistir às matérias do RIC rural, clique aqui.