Carne de Onça: saiba como surgiu o prato que é patrimônio de Curitiba

por Eduardo Teixeira
com informações do portal Curitiba Honesta
Publicado em 23 ago 2022, às 14h50. Atualizado em: 8 nov 2022 às 13h55.

Há sete anos a Carne de Onça é considerada Patrimônio Cultural Imaterial de Curitiba. O petisco é bastante consumidos pelos bares da cidade e muitas pessoas ficam curiosas sobre como surgiu esse nome. O empresário e cozinheiro Sérgio Medeiros, do portal de gastronomia Curitiba Honesta, pesquisou e apresentou esse relato como base para o pedido de concessão do título na Câmara Municipal de Curitiba.

Na década de quarenta havia em Curitiba um time de futebol chamado Britânia, que depois com outros times veio a formar o Paraná Clube. O presidente do Britânia na época era o Cristiano Schmidt.

Schimidt tinha um bar que ficava na Marechal Deodoro, esquina com a XV de Novembro, chamado “ Toca do Tatu”. Aliás, Tatu era o apelido dele.

O Britânia foi um time vencedor, sete vezes campeão paranaense. Para comemorar as vitórias do time o Schimidt pegava carne crua, colocava sobre fatias de broa comprada numa panificadora. Por cima da carne, ele ainda adicionava cebola branca bem picadinha, cebolinha verde, sal e azeite de oliva. O prato era servido com chopp para os jogadores do time.

Certo dia o Duia, que era o goleiro, reclamou: “Poxa, Schimidt, você só serve essa carne aí, que nem onça come”. E aí surgiu a “carne de onça”. A partir deste dia, os clientes da Toca do Tatu começaram a pedir a carne que, segundo o Duia, “nem onça comia” e o Schimidt teve que colocar no cardápio. Logo outros bares da cidade começaram também a servir.

Na década de cinquenta era servida na sociedade Concórdia, preparada pela família Garmater, dona então de um grande frigorífico.

Na década de sessenta, era servida em grandes quantidades no Bar e Restaurante Embaixador, mais conhecido na época como “Bar do Onha”, que ficava na Rua Riachuelo e depois mudou para o Bacacheri, vindo a fechar anos depois.

Desde 2016 é patrimônio cultural imaterial de Curitiba, conhecida nacionalmente como única comida típica da cidade. A Curitiba Honesta realiza no próximo mês o 6º Festival de Carne de Onça de Curitiba, de 14 de setembro a 02 de outubro de 2022, em diversos bares da cidade.