Vendaval destrói diversos imóveis em Agudos do Sul
Um temporal, junto com um forte vendaval, destruiu vários imóveis em Agudos do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba, no fim da tarde desta terça-feira (21). Muitas casas foram destelhadas, árvores caíram, galhos de árvores foram arrancados e muita coisa foi levada pelo vento.
Um barracão, usado como centro de eventos no bairro Leão, região rural de Agudos e um dos mais afetados pela chuva, foi muito destruído. Ficou quase só a “armação” da construção em pé. O vento foi tão forte que chegou a levar as cadeiras e tombou mesas pesadas de madeira. Os moradores locais ficaram muito assustados, relatando nunca ter visto isso antes na cidade. Outros relataram até mesmo ter visto um tornado, fenômeno não confirmado, em princípio, pelo Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar).
O Colégio Municipal Monteiro Lobato também foi destruído pelo vento. Uma árvore grande caiu no telhado e um parquinho infantil, que fica no terreno ao lado, ficou bem destrúído. Diversos brinquedos foram arrancados ou retorcidos pelo vento.
De acordo com o Simepar, há um valor estimado, por enquanto, de 10 mílímetros de chuva em cerca de uma hora na região. O esperado para o mês inteiro é de 130 milímetros. Ainda não há medição da velocidade do vento na cidade. Conforme a Defesa Civil estadual, até o início da noite havia o informe de quatro residências destelhadas e uma queda de árvore em residência. Não havia dados sobre vítimas. Porém os dados ainda são preliminares.
Instabilidade avançando
O temporal que devastou Agudos do Sul seguiu em direção à grande Curitiba. Choveu forte em Araucária, parte de Curitiba, São José dos Pinhais e Campina Grande do Sul. Nesta última cidade, alguns estragos também foram registrados. A chuva ainda seguiu sentido litoral do Paraná e Santa Catarina, o que pode causar transtornos para quem está na estrada.
Veja as fotos dos estragos:
Assista em vídeo: