Sem festa: na semana que Maripá completa 32 anos, município é devastado por temporal

Publicado em 23 abr 2022, às 10h42. Atualizado às 11h11.

Na semana em que o município do Oeste do Paraná comemora os 32 anos de Emancipação Político-Administrativa, o município de Maripá foi surpreendido por um temporal, que devastou a cidade, localizada a cerca de 40 quilômetros de Toledo.

A chuva acompanhada de fortes ventos e muito granizo chegou na cidade no fim da tarde de sexta-feira (22). Árvores, postes, estruturas e telhados foram destruídos com as rajadas que chegaram a 99 KM/h.

Alguns imóveis tiveram telhados inteiros arrancados. Adair da Silva Ramos, gerente de uma loja de departamentos, calcula um prejuízo acima de R$ 200 mil.

“ A loja ficou alagada, o telhado foi praticamente destruído, parte dele eu encontrei a mais de 100 metros do nosso estabelecimento. A porta de vidro foi quebrada, as árvores derrubadas. Nós perdemos praticamente toda a loja. Temos muita fé em Deus.”

Adair da Silva Ramos – gerente loja

A quantidade de pedra que caiu no município foi tanta, que gramados e ruas ficaram brancos. Muitas pessoas ficaram desabrigadas e as equipes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, e da prefeitura estão nas ruas para dar apoio aos moradores. 

Ainda na noite de sexta, com ajuda de máquinas, a população auxiliou na desobstrução de ruas.  A cidade ficou totalmente escura e parte da destruição só pôde ser vista no começo da manhã deste sábado (23). A comunidade está unida para reerguer a cidade, que além de danos na área urbana, também registrou inúmeros estragos na área rural

Ações

Em reunião realizada na manhã deste sábado (23) pelo prefeito Rodrigo Schanoski, com secretários municipais, servidores e o Corpo de Bombeiros definiu os próximos passos para as equipes de trabalho, que estão em serviço desde o ocorrido.

As equipes irão realizar um levantamento de danos em residências, comércios, lavouras e prédios públicos a fim de dar andamento aos trâmites burocráticos junto à Defesa Civil. O Ginásio de Esportes foi disponibilizado para pessoas que estejam desabrigadas.

Está prevista para o final da tarde deste sábado (23) a chegada de um carregamento de telhas Eternit 4mm. Voluntários que puderem auxiliar na distribuição devem se dirigir à Prefeitura.

Energia e água

Mais de 700 profissionais da Copel estão trabalhando em todo Paraná para recompor a rede de energia elétrica danificada pelas fortes chuvas que atingiram o Estado no fim da tarde de sexta-feira e se intensificaram durante a madrugada deste sábado (23). As regiões mais atingidas foram o Noroeste (agora com 216,4 mil clientes desligados) e o Oeste (agora com 53,4 mil desligados). 

No momento, 326 mil clientes então sem energia em todo o Estado. Por volta das 5h45, auge do temporal, esse número chegou a 473 mil.

Entre as cidades com maior número de clientes sem energia, no momento, está Maringá, com 65 mil clientes desligados. A ventania derrubou diversas árvores em cima da rede de energia da cidade. Painçandu e Mandaguaçu estão com cerca de 20 mil e 13 mil unidades consumidoras desligadas, respectivamente.

Devido a falta de energia, a Sanepar informou que pode haver falta de água e/ou oscilação de pressão na rede em Maripá e no distrito de Vila Candeias. A companhia de Saneamento informou que o abastecimento deve normalizar, gradativamente, até o fim da tarde deste sábado.

Além de Maripá, outras cidades do Oeste do Estado podem ficar sem água, veja a lista:

  • Diamante do Sul
  • Santa Tereza do Oeste
  • Matelândia
  • Ramilândia
  • Capitão Leônidas Marques
  • Guaraniaçu
  • Santa Lucia

Aniversário da cidade

Maripá estava em festa devido aos 32 anos de emancipação do município. Desde quinta-feira (21) o município iniciou várias atividades para comemorar a data, no entanto a festa teve que ser interrompida devido aos estragos do temporal. Dentre as comemorações estava o tradicional Arrancadão de Tratores

A Comissão Central Organizadora e a Administração Municipal informou que tanto o arrancadão e as demais programações que seriam realizadas neste fim de semana estão suspensos por tempo indeterminado.

Quer mandar uma sugestão de pauta pro RIC Mais? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando aqui.