Região Norte do PR foi a mais afetada por temporal

por Giselle Ulbrich
com AEN
Publicado em 30 out 2022, às 17h38. Atualizado às 17h39.

A região Norte do Paraná foi a mais afetada pelo temporal de sábado (29), e no momento tem 28 mil domicílios sem luz. Em toda a região, há 1,6 mil ocorrências para atendimento. As equipes da Copel trabalham, ininterruptamente para restabelecer o fornecimento de energia elétrica.

A região com danos mais severos foi o Vale do Ivaí, onde os municípios de Rosário do Ivaí, Grandes Rios e Lunardelli estão sem energia por quebra de postes em suas fontes de alimentação. Lunardelli teve dois postes quebrados na fonte principal, e seis postes quebrados na fonte secundária.

Grandes Rios e Rosário do Ivaí tiveram três postes quebrados na fonte principal, e sete postes quebrados na fonte secundária. Em ambas as situações, as equipes de manutenção trabalham na recuperação dos estragos; no caso de Grandes Rios e Rosário do Ivaí, a complexidade dos danos é maior e a execução dos trabalhos durará ainda várias horas.

Também na região, Arapuã e Jardim Alegre têm aproximadamente 40% das ligações atendidas com interrupção no fornecimento. Em São Jerônimo da Serra, o fornecimento está interrompido a aproximadamente 2,4 mil domicílios, o que corresponde a aproximadamente metade das ligações atendidas no município, em decorrência de dois postes quebrados. O trabalho de manutenção tem apoio de equipes de fora e deve levar toda a tarde.

Entre Ibiporã e Sertanópolis, uma linha teve 12 postes quebrados, sem prejuízo ao abastecimento. Em Cambé, sete postes quebraram na área rural.

Queda de torres

O vendaval, que chegou a 100 km/h no Norte, derrubou três torres de duas linhas de transmissão. A Copel remanejou imediatamente a carga das linhas e nenhum cliente foi afetado. A reconstrução das torres começa nesta segunda.

A Copel orienta a população a manter distância de locais que tenham postes quebrados e fios caídos. A falta de luz pode ser informada por meio do aplicativo para celulares ou pelo site www.copel.com, e também pelo número de Whatsapp 41 3013-8973.