Maringá ainda tem 14 mil imóveis sem luz por causa do temporal

por Redação RIC.com.br
com informações da Agência Estadual de Notícias e da prefeitura de Maringá
Publicado em 25 abr 2022, às 20h19.

Mais de 600 toneladas de troncos, galhos e tocos já foram retirados das ruas de Maringá, no noroeste do Paraná, desde o último sábado (23), quando um forte temporal, acompanhado de granizo, devastou as regiões oeste e noroeste do Estado. Na noite desta segunda-feira (25), pelo menos 14 mil imóveis na cidade ainda estão sem luz e a Copel diz que equipes vão trabalhar madrugada adentro para tentar restabelecer o serviço.

Contando até com a ajuda da população, que cortou galhos e troncos com motosseras, além de jipeiros, que ajudaram na desobstrução das vias, as 600 toneladas de materiais orgânicos foram encaminhados à Pedreira Municipal. Só nesta segunda-feira (25), foram 500 viagens das equipes da prefeitura à pedreira, totalizando mil viagens desde o início da mobilização. Mais de 600 funcionários da prefeitura trabalham para garantir a limpeza.

Os trechos com maior fluxo foram liberados no domingo (24), para garantir o trânsito de veículos. Outras vias continuam sendo desobstruídas conforme evoluem os trabalhos da Prefeitura e da Copel.

14 mil sem luz

Conforme levantamento da Copel, 14 mil imóveis ainda estão sem luz em Maringá. A cidade chegou a ter 116 mil unidades consumidoras sem luz no auge do temporal, entre a noite de sexta-feira (22) e madrugada de sábado (23). Entre os bairros com maior volume de ocorrências estão Jardim Imperial, Jardim Andrade e Vila Morangueira

A quantidade de postes quebrados já chega a pelo menos 225 em toda a região Noroeste, sendo mais da metade – 122 – no município de Maringá. A Copel informou que as equipes vão seguir trabalhando durante toda a madrugada de terça-feira (26), para concluir os serviços de manutenção, que têm durado várias horas devido à necessidade de retirada de árvores e substituição das estruturas da rede.  

Assim, a perspectiva da companhia é que nesta terça as equipes possam concentrar esforços nos circuitos de médio porte, encaminhando-se para a normalização do fornecimento de energia no município.

No Paraná, mais de 300 mil imóveis ficaram sem luz por causa do temporal.

Lonas, telhas e colchões

A Defesa Civil estadual enviou, no fim de semana, kits de ajuda humanitária aos municípios mais afetados pelos temporais. Ao todo, foram distribuídas 12.320 telhas, colchões e kits dormitórios a famílias de Maripá, Juranda, Jesuítas, Assis Chateaubriand e Iracema do Oeste.

O boletim de icorrências da Defesa Civil, atualizado às 17h30 desta segunda-feira (25), mostra que os temporais atingiram 18 municípios e afetaram 14.828 pessoas, sendo que 36 tiveram que deixar as suas casas, além dos impactos das quedas de energia.