Instituto prevê grande acúmulo de chuva para região do Litoral do Paraná

Publicado em 1 dez 2022, às 08h08. Atualizado às 08h11.

O Paraná está em alerta laranja para chuvas intensas e temporais. O aviso foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) na quarta-feira (30) e se estende até a noite desta quinta-feira (1°). De acordo com o instituto, há risco de alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamentos de rios, em cidades com áreas em alerta laranja e vermelho. O litoral do Paraná e Curitiba estão nesta faixa de risco. 

O alerta vermelho aponta previsão de chuva superior a 60mm/h, com risco de alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas.

O alerta laranja, que prevê tempestade com chuvas entre  50 a 100 mm/dia, foi emitido para parte da Região Metropolitana de Curitiba e Campos Gerais, a municípios como São José dos Pinhais, Almirante Tamandaré, Araucária, Cerro Azul, Ponta Grossa e Lapa.

Já o alerta amarelo, de chuvas intensas, de até 50 mm/dia, e de ventos de 40-60 km/h, vale para municípios do interior do estado, como Apucarana, Arapongas, Campo Mourão, Cascavel, Londrina, Maringá e Foz do Iguaçu.

Durante o dia

Nesta quinta-feira, o sistema meteorológico que provocou chuvas significativas entre a Serra do Mar e o litoral, perdeu força, mas ainda há condição para chuvas sobre essas regiões, com volumes menores em relação ao observado nos últimos dias. 

Entre o centro-sul, Campos Gerais, RMC e o litoral, ainda segue com presença de muitas nuvens e chuvas ocasionais, principalmente a partir da tarde. Nos demais setores, o sol predomina, com chuvas que ganham força também a partir da tarde.  Além disso, as condições atmosféricas continuam favoráveis ao desenvolvimento de temporais localizados.