Entenda o que causou o temporal em Londrina e confira a previsão para os próximos dias

por Bruna Melo
com informações de Igapó FM
Publicado em 15 set 2021, às 11h39. Atualizado às 11h59.

A chuva pegou os moradores do norte do Paraná de surpresa, na tarde desta terça-feira (14). Não havia previsão e, mesmo assim, Londrina registrou 29.8 mm de precipitação. Mas o que causou esse temporal de uma hora para outra? Ângela Costa, meteorologista do Desenvolvimento Rural do Paraná-Iapar-Emater (IDR-Paraná), explica que períodos próximos da primavera são surpreendentes .

A área de instabilidade que se formou, associada à frente fria do sul do Brasil, formou a chuva que não foi detectada pelos aparelho meteorológicos do IDR-Paraná. Os ventos fortes foram originados pela diferença de pressão: somou-se a pressão elevada à pressão atmosférica baixa, que criaram o ciclone. A força da natureza em Londrina causou 59 quedas de árvores e 103 destelhamentos. Dezoito semáforos ficaram sem funcionar.

Para os próximos dias, a previsão do tempo para a cidade é de mais chuva, nesta quarta-feira (15). Está prevista precipitação de 21.5 mm, com mínima de 18ºC e máxima de 28ºC. Na quinta-feira (16), não deve chover e a temperatura fica entre 16ºC e 28ºC. Sexta-feira (17) fica mais quente, com máxima de 31ºC. Destaca-se a previsão da próxima terça-feira (21), em que Londrina pode marcar 41ºC.

Previsão do tempo para 15 dias em Londrina. Foto: Reprodução/Simepar