Em meio à crise hídrica, Cataratas do Iguaçu registra aumento na vazão de água

Publicado em 27 ago 2021, às 11h58. Atualizado às 12h48.

Um espetáculo da natureza. Considerado um dos principais pontos turísticos do Brasil, as Cataratas do Iguaçu, no Oeste do Paraná, agraciaram os visitantes na quinta-feira (26).

Isso porque a vazão das quedas chegou a 2 milhões de litros por segundo. As quedas de água ficam localizadas no Parque Nacional do Iguaçu e atraem pessoas de todo o mundo.

https://www.youtube.com/watch?v=GSV44WZeoQo

A crise hídrica na região oeste é uma das principais causas da mudança do cenário do local. No entanto as chuvas registradas na região nos últimos dias, na região da capital, contribuíram para que as quedas voltassem com toda a força os olhos dos visitantes. O aumento de produção de energia, também colaborou para que o resultado no parque fosse magnifico.

O Parque Nacional do Iguaçu abriga o maior conjunto de quedas d’água do mundo. O local é considerado uma das 7 maravilhas do mundo.

Nesta sexta-feira (27), a vazão está em 1.520 m³/s, número considerado o normal. Mesmo sendo, pouco abaixo do registrado ontem, as quedas proporciona um show para quem visita o parque.

Para visitar o local é necessário comprar ingressos de forma online, a visitação pode ser feita das 9h às 16h.

Estiagem X quedas

Em junho deste ano as Cataratas do Iguaçu ficaram com o número de vazão quatro vezes menor do que o normal, em 400 mil litros d’água por segundo. O cenário ficou irreconhecível.

Segundo o monitoramento realizado pela vazão, chegou apenas a 260 m³ por segundo, ou seja, cinco vezes menos do que a vazão normal. Essa foi a menor vazão, desde 2005, quando chegou a apenas 233 m³ por segundo.

A região Oeste está passando por uma crise hídrica, no últimos dias. Em Cascavel, no Oeste do Estado o prefeito da cidade, decretou situação de emergência por causa da estiagem prolongada, que vem trazendo a pior crise hídrica dos últimos 98 anos no Paraná.