Curitiba terá sensação térmica de 0°C entre a noite de sexta (19) e manhã de sábado (20)
A capital paranaense vai registrar temperaturas muito baixas entre a noite desta sexta-feira (19) e manhã de sábado (20). Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), Curitiba terá mínima de 3°C durante a madrugada, com sensações térmicas menores ainda, de 0°C.
A manhã de sábado será gelada em todo o estado, com possibilidade de geada e tempo estável. A sensação térmica não deve passar de 7°C durante o dia, de acordo com o Simepar. A capital registrou a temperatura mais baixa do ano no dia 13 de junho, com 2.6°C.
A Prefeitura de Curitiba reforçou o atendimento a pessoas em situação de rua. A ampliação vai até a próxima segunda-feira (22), período em que os termômetros vão despencar na cidade. A medida passou a ser adotada também em dias de chuva intensa para evitar que as pessoas em situação de rua fiquem molhadas e corram o risco de hipotermia.
Com a queda de temperatura, a Defesa Civil de Curitiba dá dicas de como usar os aquecedores para enfrentar o frio de forma segura.
Aquecedores elétricos:
- Fazer a instalação, fixação e uso desses aparelhos de acordo com o manual de instruções;
- Evitar utilizá-los sem antes fazer uma revisão com pessoal técnico;
- Manter crianças a uma distância segura, evitando a possibilidade de queimaduras;
- Não encostar o aparelho em cortinas, roupas de cama, toalhas ou qualquer outro material combustível, evitando a ocorrência de incêndios;
- Manter a circulação de ar, pois os aquecedores elétricos “queimam” o oxigênio do ambiente e podem levar à morte por hipóxia (morte branca);
- Nunca cobrir o aquecedor com nada (cobertores, roupas, etc.).
Aquecedores a gás:
- Devem ser instalados em lugares ventilados e devem obrigatoriamente possuir chaminé de exaustão;
- Devem passar por uma manutenção, no mínimo anual, para a regulagem dos queimadores e seguir a correta instalação, conforme manual do equipamento;
- A chama dos queimadores deve apresentar coloração azul. Se a chama dos queimadores apresentar coloração amarela é sinal que estão sem regulagem e a combustão não está sendo completa, produzindo então o gás monóxido de carbono e, neste caso, há risco à saúde.
Cuidados com outras formas de aquecimento de ambientes:
- Outra causa comum de acidentes, que levam muitas pessoas a óbito por causa do monóxido de carbono, é a queima de carvão vegetal, utilizado para aquecer ambientes confinados;
- A queima de álcool, ou outro combustível, freqüentemente utilizado durante o inverno, para aquecer ambientes residenciais como dormitórios e banheiros, além de também produzir a queima do oxigênio, levando o usuário à asfixia, também é grande causador de incêndios, com sérios prejuízos e danos às pessoas.