Chuvas provocam interdição de obra e problemas no abastecimento no norte do Paraná

Publicado em 7 out 2022, às 11h50. Atualizado às 12h08.

A Defesa Civil de Jataizinho informou que as chuvas que caíram na cidade na região de Londrina, no norte do Paraná, provocaram a interdição de uma obra de galeria pluvial por causa do alagamento na Vila Frederico.

O local de risco é monitorado pela Defesa Civil por conta do Rio Jataizinho, que corta o município. O objetivo da obra é justamente melhorar o escoamento da água durante as chuvas na região que sofre com as enchentes em dias de temporais intensos.  

De acordo com a Defesa Civil, choveu intensamente em Jataizinho na tarde de quinta-feira (6) entre as 14h e 17h e no período da noite a partir das 21h30 até a meia-noite. Após o período de estiagem, o nível do Rio Tibagi, que fica no acesso ao município, voltou a subir 1,20 metros depois da tempestade, que também atingiu a cidade de Londrina.

Segundo o Simepar, a estação meteorológica de Londrina registrou 45,4 mm de chuva acumulada nesta quinta-feira. Mais de 25 árvores caíram na cidade, de acordo com o último levantamento da Defesa Civil londrinense. Na tarde de quinta-feira, queda de árvores foram registradas no Cemitério Padre Anchieta, onde um muro foi destruído. Na UEL (Universidade Estadual de Londrina), as árvores caíram em cima dos carros estacionados.   

queda-árvores-UEL
Tempestade derrubou árvores na tarde de quinta-feira na UEL.

Rolândia

A Sanepar também informou que as chuvas causaram danos elétricos nos equipamentos das captações de água que abastecem os moradores de Rolândia.

O sistema trabalhou parcialmente, reduzindo o volume de água dos reservatórios. Por esta razão, pode ocorrer falta temporária de água ou baixa pressão nas redes de distribuição em todas as regiões da cidade.

Os técnicos trabalham para restabelecer o funcionamento dessas unidades, devendo concluir os trabalhos até o fim da tarde desta sexta-feira (7). A previsão é que o fornecimento de água volte à normalidade na madrugada do sábado (8) e de forma gradativa.