20% dos domicílios no Paraná ainda estão sem luz por causa do temporal
Equipes da Copel seguem trabalhando em todo Paraná para recompor a rede de energia elétrica danificada pelas chuvas que se intensificaram na madrugada deste sábado (23). Ao longo do dia foi possível normalizar o fornecimento a cerca de 80% dos domicílios que chegaram a ficar sem energia no auge do temporal. A atualização dos números, às 18 horas, indica que 104 mil clientes estão sem energia em todo o Estado.
As regiões mais atingidas foram o Noroeste, com 85 mil clientes desligados, e o Oeste, com 10 mil, de acordo com os novos dados.
Noroeste
O levantamento inicial de postes danificados registra que 27 estruturas quebraram na região de Maringá, e outras 20 na região de Paranavaí. No entanto, essa quantidade deve aumentar ao longo dos próximos dias, conforme a execução dos serviços evoluir para atendimento a circuitos menores.
Segundo a gerente de Manutenção da Copel na região Noroeste, Graciele Maeoka, neste sábado (23) as equipes priorizaram a regularização dos casos com maior concentração de imóveis afetados e situações que pudessem oferecer risco à segurança, em apoio ao trabalho do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil.
Maringá concentra o maior número de domicílios desligados, 41 mil no momento. Na sequência, vêm Paiçandu e Icaraíma, com cerca de 6 mil e 5 mil unidades consumidoras desligadas, respectivamente.
Parque do Ingá – Maringá
O Parque do Ingá, em Maringá, permanece fechado neste sábado, 23, e domingo, 24, para manutenção. Na segunda, 25, como é de costume, o local também fica fechado. A previsão é que seja reaberto na terça-feira (26), após a remoção de galhos com risco de queda.
A pista externa do Parque do Ingá está liberada para caminhadas, com alguns pontos de interdição. As equipes da prefeitura já realizaram os serviços necessários no Parque do Japão, que está aberto para visitação. O Parque Alfredo Nyffeler também está aberto com alguns pontos de interdição. A orientação é que a população redobre os cuidados nestes locais.
População ajudando
A população também se mobilizou, ao longo deste sábado (23), para ajudar a desobstruir vias da cidade. Um grupo de jipeiros conseguiu reunir alguns integrantes e foram com três jipes para as ruas da cidade. Eles já conseguiram desobstruir pontos de bloqueio na Avenida São Judas Tadeu e no Borba Gato.
Quem puder ajudar também pode recolher pequenos galhos, que estejam longe da rede elétrica, e encaminhar para a Pedreira Municipal, localizada na Estrada 200, PR 317, Km 90, saída para o município de Astorga.
A prefeitura também pede que as empresas que tenham caminhões ou máquinas ajudem voluntariamente na limpeza das ruas. Interessados podem entrar em contato com o coordenador do Gabinete de Gestão de Crise e secretário de Segurança, Ivan Quartaroli, pelo telefone (44) 98825-8980, ou com o secretário de Limpeza Urbana, Paulo Gustavo Ribas, no (44) 98806-3483.