São milhares de produtos paranaenses que alimentam o Brasil e o Mundo
A diversidade das agroindústrias paranaenses coloca o estado como um dos principais players na transformação de alimentos. O Paraná praticamente funciona como um supermercado para o mundo. Das queijarias familiares, que conquistam mais e mais prêmios internacionais, às gigantes fábricas de óleo de soja, ou os frigoríficos responsáveis pela transformação da carne em centenas de derivados.
A força da nossa agroindústria é uma das principais alavancas para a geração de empregos e ajuda a manter o homem no campo. Promove ainda a diversificação das culturas, o resgate dos valores culturais, estimula as boas práticas relacionadas à sustentabilidade ambiental e à sucessão familiar. Durante a posse da nova diretoria da FIEP (Federação das Indústrias do Estado do Paraná), em outubro, o secretário da Agricultura do Paraná Norberto Ortigara, destacou a importância da produção agrícola, do processamento agroindustrial e da agregação de valor para fortalecer a relação entre a indústria e o setor agropecuário. Atualmente a indústria responde por 26% do PIB estadual.
Em 2022, o produtor Márcio de Oliveira foi homenageado no Prêmio Orgulho da Terra na categoria Agroindústria. “O prêmio foi importante para a divulgação do nosso trabalho como pequenos produtores. Nos ofereceu mais segurança e oportunidades, além de valorizar nosso produto”, destaca. Oliveira é de Guarapuava e junto a família participa de todas as etapas para a produção e comercialização das bolachas de polvilho que aprendeu a fazer com a mãe. Há 13 anos ele perdeu a visão e diante das poucas oportunidades de trabalho na cidade, se mudou para a área rural do município. “Até hoje não encontrei limitações para fazer meu trabalho. Dou conta de tudo que deve ser feito no sítio”, conta.
O IDR-Paraná, que contribui nas indicações da terceira edição do Prêmio Orgulho da Terra, assessora tecnicamente mais de mil agroindústrias com acompanhamento, orientação técnica e capacitação. Além do IDR-Paraná, participa da seleção de indicados ao prêmio o Sistema Ocepar – Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná. Os empreendimentos são avaliados sob a perspectiva social, ambiental e econômica. O tema da terceira edição deste ano é “Desenvolver sem esgotar”.
O Prêmio Orgulho da Terra é uma iniciativa do Grupo RIC, IDR-Paraná e Ocepar, que dá visibilidade às propriedades premiadas com a exibição de reportagens no programa RIC Rural, transmitido aos domingos para todo o Estado. A premiação será entregue no dia 30 de novembro e vai homenagear, além da agroindústria, as seguintes categorias: agroecologia, aves, café, erva-mate, feijão, bovinocultura de leite, suínos, piscicultura, agricultura orgânica, bovinocultura de corte, inclusão social, mulheres no agro, sericicultura, soja e milho, sucessão, tecnologia e turismo rural.
PRÊMIO ORGULHO DA TERRA 2023
Apresentado por Coamo
Patrocínio: Banco do Brasil
Apoio: Globoaves
Realização: RICtv Record
Parceria: IDR-Paraná e Ocepar