Propriedade rural, no município de Nova Santa Rosa, ganha prêmio “Orgulho da Terra” na categoria suinocultura

Publicado em 15 dez 2021, às 13h26.

O prêmio “Orgulho da Terra”, chegou desta vez, ao Oeste do Estado. Nova Santa Rosa foi destaque na suinocultura. Há 592 km de Curitiba, a Granja Sol Nascente, foi escolhida como referência na produção de suínos. A propriedade de Mariano Gabriel, e da esposa dele, dona Nelci, tem seis hectares de extensão, destes, bem mais da metade são usados para o plantio de soja e milho. O restante é destinado à produção de suínos. A granja abriga 610 animais, sendo a principal atividade da família.  

O produtor rural Marino Gabriel tem larga experiência no manejo de suínos. Lá se vão mais de 40 anos trabalhando diretamente neste setor. Para ele, a suinocultura é uma atividade que lhe dá muita satisfação. “É gratificante, lucrativa. É uma opção que veio ajudar o pequeno produtor.” Seu Marino participa do programa “suíno certificado”, promovido pela cooperativa da qual ele faz parte e, que atesta a qualidade do seu produto. Ele explica que para conseguir a certificação, existem critérios a serem seguidos: “são cinco pilares da sustentabilidade, exigidos pela Frimesa.” Os pilares do programa abrangem as questões sanitárias, de bemestar animal, biossegurança, rastreabilidade, proteção ao meio ambiente e segurança do trabalhador.”

Sustentabilidade

Mas além da suinocultura, o pequeno produtor rural se dedica também à lavoura. Ele conta, orgulhoso, sobre os cuidados especiais que tem com o solo, e sobre a prioridade que dá ao adubo orgânico, que vem do esterco dos porcos, direto da própria granja. Segundo Marino Gabriel “o adubo orgânico é muito melhor que o adubo químico e sai mais barato. O que é uma grande vantagem para nós!”  O ganhador do prêmio “Orgulho da Terra”, na categoria suinocultura, dá uma dica preciosa: “não importa o tamanho do negócio rural, a boa gestão é fundamental para a sobrevivência na atividade.”

O prêmio “Orgulho da Terra” é uma iniciativa do Grupo RIC de Comunicação, juntamente com o IDRPR Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná e com a Ocepar – Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná. O prêmio homenageou 12 produtores, com as melhores práticas do agronegócio no Paraná, no início deste mês de dezembro. As categorias são: soja e milho, bovinocultura (leite), bovinocultura (corte), feijão, psicultura, turismo rural, agroecologia – agricultura orgânica, sericicultura, inclusão social, agroindústria, suíno e aves. O projeto “Orgulho da Terra” é apresentado pela COAMO – Cooperativa Agroindustrial LTDA,  e conta com o patrocínio da Pneu Z.