"Orgulho de premiar quem contribui para o desenvolvimento do agro", diz Petrelli

Publicado em 30 nov 2023, às 20h31. Atualizado em: 1 dez 2023 às 09h33.
POST 4 DE 5

O Prêmio Orgulho da Terra 2023, uma iniciativa do Grupo RIC, anunciou nesta quinta-feira (30), em Curitiba, os produtores rurais e técnicos paranaenses que se destacaram neste ano em boas práticas do agronegócio. A premiação reconheceu o trabalho notável nas áreas social, ambiental e econômica, reforçando o compromisso do Paraná com a excelência no setor.

O secretário de planejamento, Guto Silva, destacou a tradição agrícola do Paraná e a importância do agronegócio para o estado. Ele ressaltou que, além da produção de alimentos, o setor agora está entrando em um novo momento com a bioenergia, representando um salto significativo em volume, negócios e oportunidades para os agricultores.

Leonardo Petrelli, presidente do Grupo RIC, enfatizou a relevância de reconhecer não apenas as grandes marcas e indústrias, mas também as pessoas por trás da produção agrícola. Ele expressou seu orgulho em premiar agricultores e agricultoras que contribuem diariamente para o desenvolvimento do agronegócio paranaense.

“Então nós estamos mais uma vez aqui vendo o que realmente importa para o agronegócio, que são as pessoas que estão por trás desse grande setor, desse grande departamento que ajuda muito o Estado do Paraná e o Brasil a crescer”, disse Petrelli.

O secretário de agricultura do Paraná, Norberto Ortigara, ressaltou a noite como um momento de valorização dos agricultores e reconhecimento pelo esforço dedicado à produção de alimentos e fibras. Ortigara destacou a importância de distinguir aqueles que desenvolvem práticas diferenciadas, servindo de exemplo para elevar os objetivos e resultados no setor.

“A gente fica feliz com essa parceria do Grupo RIC, da UCPAR, do nosso IDR, que, por processos críveis, ao longo do ano, selecionam aqueles que, em diversas facetas da vida ou das diversas cadeias produtivas que nós temos, vão lá e pinçam aqueles que, de alguma forma, podem ser um farol, uma demonstração de que todo mundo pode ter objetivos um pouco mais elevados. Para quê? Para gerar valor, para agregar mais valor, para ter mais renda, para ter mais resultados. Então, eu parabenizo esse esforço, em nome do próprio governador Ratinho Júnior, porque a gente está na terceira edição e cada vez mais rrefinando os processos, vai trazendo para dentro outras facetas da vida rural”, ressaltou Ortigara.

Airton Galinari, presidente da cooperativa Coamo, elogiou a iniciativa de premiar pessoas do dia a dia da agricultura, destacando a importância de valorizar os agricultores como a verdadeira face do setor. Ele enfatizou o papel sustentável da agricultura brasileira e a oportunidade de divulgar e comprovar as boas práticas, ganhando reconhecimento internacional.

O Prêmio Orgulho da Terra 2023 não apenas celebrou os destaques do agronegócio paranaense, mas também reforçou o compromisso do estado em promover práticas sustentáveis e reconhecer o esforço contínuo dos agricultores na alimentação local e global.