Londrina inaugura antena 5G como parte de projeto-piloto do Ministério das Comunicações
Uma cerimônia realizada na sede da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Soja, localizada no distrito da Warta, na manhã desta quinta-feira (12), marcou a inauguração da tecnologia 5g no campo, em Londrina, norte do Paraná.
“A agricultura saiu da enxada para a tela dos smartphones. O 5G é uma grande transformação, uma verdadeira revolução tecnológica. Para o agronegócio, especificamente, o 5G vai ajudar a elevar a agricultura de precisão que o Paraná já faz, consolidando cada vez mais o Estado como um dos maiores produtores de alimentos do mundo.”
destaca o governador do Estado, Carlos Massa Ratinho Junior.
O evento reuniu o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior e os ministros das Comunicações, Fábio Faria, e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias.
“Eu estou muito feliz aqui, ministra, ministro, agradecer, mais uma vez, e a todas as lideranças de Londrina e região. Primeiro, porque sempre é uma satisfação receber projetos pioneiros na área do agronegócio. Nós recebemos, esse ano, dois grandes selos […] o primeiro e talvez mais importante que foi área livre de febre aftosa no Paraná […] além disso, o Paraná é o único estado do Brasil que faz parte da OCDE, que é a Organização para a Cooperação de Desenvolvimento Econômico que junta os 20 países mais ricos e desenvolvidos do mundo […]”
comemora o governador.
A cidade é a primeira do sul do país a receber a inovação e a terceira do Brasil. A iniciativa faz parte de um projeto-piloto do Ministério das Comunicações para trazer mais modernidade, conectividade e produtividade para o agronegócio.
“O agronegócio é o motor da economia brasileira, foi ainda mais essencial durante a pandemia, e com o 5G podemos ter avanço de até 20% no PIB do agro ao ano […] Viajamos ao exterior para conhecer a experiência de outros países na aplicação dessa tecnologia, e temos certeza que a implementação do 5G por aqui vai fazer do Brasil uma potência em diversos setores.”
explica o ministro das Comunicações.
A antena, instalada nesta quinta-feira (12), é fruto de uma parceria entre a Nokia e o Serviço de Comunicações Telefônicas de Londrina (Sercomtel). A previsão é que, ainda neste mês, o Ministério das Comunicações lance um leilão de faixas de transmissão para que as operadoras comecem a implantação do 5G no Brasil.
Até ano que vem, o serviço deve estar presente em todas as capitais. Até 2028, a previsão é que a tecnologia esteja em todo o território nacional.