Londrina é a segunda cidade do Brasil a receber tecnologia 5G no campo
O agronegócio de Londrina, a partir do mês que vem, contará com a tecnologia 5G. A iniciativa faz parte de um projeto-piloto do Ministério das Comunicações. Nesta quarta-feira (23), a inovação ganhou data de estreia na cidade: 20 de julho. O local que receberá a antena é o distrito de Warta.
“Esse é o novo patamar da internet. Ela é 100 vezes mais rápida do que a normal, o que dá uma condição fantástica para o desenvolvimento de projetos, para rodar um grande volume de dados ao mesmo tempo e para a transmissão e recepção de dados. O 5G possibilitará que pessoas no campo a utilizem.”
destaca o secretário municipal de Governo, Alex Canziani.
O Governo Federal vem trabalhando na produção de um edital para leiloar as frequências 5G e o Ministério das Comunicações está fazendo os testes com as operadores do sinal e empresas que possuem a tecnologia.
Os equipamentos de transmissão vão ser instalados antes de acabar o edital. Ainda não está definido quem fará a tarefa. Outro local de Londrina que vai receber a antena 5G é a Rua Sergipe. Os testes fazem parte do projeto “Rua Sergipe Inteligente”.
“Durante muito tempo, o agro funcionou de forma pujante sem a tecnologia ou com pouca tecnologia. E, agora, chegou o momento de o Brasil, que já tem uma força muito grande no agronegócio, com a chegada do 5G, conseguir mostrar ao mundo o poder do agro. Estamos acompanhando que, na pandemia, o Brasil teve uma queda no PIB menor do que praticamente todos os países da Europa, apenas atrás de Estados Unidos e China, devido ao resultado do que o agro representa para o país. Se conseguirmos imaginar o que a implementação do 5G pode fazer, aí que teremos resultados ainda maiores.”
ressalta o ministro das Comunicações, Arthur Coimbra.