Entrega de fertilizantes no Brasil deve avançar perto de 14% em 2021, diz Anda

Publicado em 8 dez 2021, às 19h17. Atualizado às 19h18.

SÃO PAULO (Reuters) – As entregas de fertilizantes no Brasil tendem a encerrar 2021 com crescimento próximo de 14% contra o ano passado, em linha com o avanço que já foi registrado entre janeiro e setembro, estimou nesta quarta-feira a Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda).

Dados da entidade mostram que as entregas atingiram 33,7 milhões de toneladas nos nove primeiros meses deste ano, alta de 14,3% ante igual período de 2020.

“O ano está acabando, podemos imaginar que vai seguir nesse ritmo e o número deve fechar mais ou menos nesse nível de incremento em relação ao ano passado”, disse a jornalistas o consultor de negócios em suprimentos e fertilizantes da Anda, Carlos Heredia.

Ele afirmou que o setor conseguiu atender a demanda adicional, mesmo diante de adversidades de oferta, preços elevados e gargalos logísticos relacionados à pandemia.

“Boa parte do que vai ser entregue esse ano já está feito… Não estamos enfrentando desabastecimento”, acrescentou, ressaltando que para 2022 ainda é necessário verificar como os negócios serão operacionalizados.

Para Heredia, o produtor rural tem se mostrado com um comportamento cada vez mais “econômico, invés de agronômico”, no que se refere a aproveitar as oportunidades para antecipar as aquisições de insumos.

(Por Nayara Figueiredo)

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEHB719D-BASEIMAGE