Brasil ocupa o quarto lugar entre os que mais consomem os produtos livres de aditivos químicos

Publicado em 17 nov 2023, às 11h35. Atualizado às 13h53.

Pelo menos uma vez por mês, 36% dos brasileiros consomem algum alimento orgânico,  um aumento de cinco pontos percentuais em relação à pesquisa anterior, de 2021, realizada  pela Organis – Associação de Promoção dos Orgânicos (www.organis.org.br). Números que  revelam a preocupação dos consumidores com a alimentação saudável, e dos produtores para  se consolidar em um sistema de produção mais sustentável.  

Ainda segundo a pesquisa da Organis, 43% dos entrevistados afirmaram que  consomem orgânicos há mais de cinco anos. Em relação à pesquisa de 2021, o número de  consumidores de orgânicos avançou 16%. O levantamento aponta ainda que há campo para  aumentar o consumo e a produção de orgânicos. O preço é apontado por 54% dos que se  declararam consumidores usuais como principal motivo para consumir orgânicos em maior  quantidade. Entretanto, 43% dos entrevistados, declararam que estão muito dispostos a  aumentar o consumo. Entre os não-consumidores de orgânicos, 13% disseram estar muito  dispostos a passarem a consumir. 

Atualmente, o Paraná é um dos estados com o maior número de produtores orgânicos  do Brasil, com 3.773 produtores certificados, segundo dados do Cadastro Nacional de  Produtores Orgânicos (CNPO), do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), o que coloca o  Paraná como um dos maiores produtores deste tipo de alimento do País. O número de  produtores praticamente dobra a cada quatro anos. São empreendedores da terra, gente que  investe no cultivo sem agrotóxicos, adubos químicos, antibióticos, hormônios, ou técnicas que podem reduzir o sabor, cor, aroma, textura e poder nutricional dos alimentos. Nosso estado  destaca-se principalmente na produção de hortaliças e frutas, erva-mate e cereais. 

As melhores práticas desse setor serão homenageadas e premiadas na terceira edição  do Prêmio Orgulho da Terra 2023. O projeto é uma realização do Grupo RIC em parceria com o  Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IAPAR), Emater (IDPR-Paraná) e o Sindicato e  Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar). 

PRÊMIO ORGULHO DA TERRA 2023

Apresentado por Coamo

Patrocínio: Banco do Brasil

Apoio: Globoaves

C Vale 60 anos

Realização: RICtv Record

Parceria: IDR-Paraná e Ocepar