Brasil bate recorde em volume de café exportado no mês de janeiro

Publicado em 15 fev 2024, às 13h10. Atualizado às 13h14.

O volume de café exportado pelo Brasil no mês de janeiro foi 39% maior do que no mesmo período de 2023, segundo levantamento do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé). O número foi de 3,961 milhões de sacas de 60 kg de café em janeiro, que rendeu mais de 800 milhões de dólares. O valor de 2023 foi de 615 milhões de dólares.

O Brasil tem suprido o déficit ocasionado por quebras de safras em importantes produtores, como Vietnã e Indonésia. Segundo o Cecafé, ambos os países aumentaram o volume de importação de café brasileiro.

Veja mais notícias do agronegócio no RIC RURAL

O desempenho das exportações brasileiras foi considerada boa pelo Cecafé. Ele lembra que as exportações sofrem com condições meteorológicas, assim como conflitos no mundo e que interferem no fluxo das embarcações. Os principais pontos atuais são a seca da região do Panamá, que impacta o Canal do Panamá. Os ataques de piratas na região da África e do Oriente Médio também se transformaram em um grave problema de logística.

“Até o momento, não tivemos impacto concreto nos embarques de café do Brasil, mas temos ciência que, se permanecerem os ataques na ligação entre o norte da África e o Oriente Médio, assim como a falta de chuvas na América Central, certamente a elevação nos custos dos fretes ou a escassez de embarcações poderá complicar”, disse em nota