Embrapa apresenta novas tecnologias para cultivo durante Show Rural Coopavel
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) apresentou nesta quarta-feira (6), no Show Rural Coopavel, em Cascavel, novas tecnologias para o cultivo de culturas. Entre elas estão a soja, milho, sorgo, feijão, forrageiras, mandioca, além de manejo do solo, inoculação e agricultura de baixo carbono. O lançamento teve a presença do ministro da Agricultura, Carlos Fávaro.
Dentre os lançamentos, está a cultivar BRS 1064IPRO, um tipo de soja com alta tecnologia para as regiões produtoras dos Estados do Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul. A cultivar apresenta ampla janela de semeadura e de adaptação, e registra ótimo desempenho também na abertura de plantio, bom para produtores de milho segunda safra.
Apresentando estabilidade de produção, resistência ao acamamento, tipo de crescimento indeterminado e ciclo precoce, outro tipo de soja foi lançado. A cultivar BRS 1056IPRO tem superado os rendimentos das melhores cultivares.
A BRS FS313 é uma cultivar de feijão comum tipo jalo que se destaca pelos grãos graúdos, com produtividade superior às cultivares deste grupo disponíveis no mercado. As características agronômicas desta cultivar, aliada à qualidade dos grãos, tornam a nova tipagem uma alternativa para produtores que buscam cultivares diferenciadas e com alto valor agregado.
Por fim, a Embrapa lançou um bioproduto com ação na fixação de nitrogênio e na promoção de crescimento de plantas. A inoculação de sementes de soja é a principal aplicação a que se destina o ativo tecnológico.