São Paulo e Sport se enfrentam neste domingo, às 20h30 (de Brasília), na Ilha do Retiro, pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Leão joga em casa, mas isso não é sinônimo de vantagem, porque, além do fato de não haver público, o estádio rubro-negro costuma ser um lugar nada hostil para o Tricolor.
O São Paulo não perde para o Sport na Ilha do Retiro há quase 20 anos. A última derrota do Tricolor para o Leão aconteceu em setembro de 2001, por 1 a 0, pelo Brasileirão, gol de Fabinho, após Rogério Ceni fazer a defesa e a bola rebater no peito do jogador rubro-negro, indo parar no fundo das redes.
Desde então, São Paulo e Sport se enfrentaram oito vezes na Ilha do Retiro, e os visitantes se mantiveram invictos durante esses quase 20 anos. São cinco vitórias tricolores e dois empates no estádio rubro-negro.
Em 2014 e 2015 o Sport conseguiu vencer o São Paulo atuando como mandante, mas ambas as partidas aconteceram na Arena Pernambuco, à época um estádio utilizado tanto pelo Náutico quanto pelo Leão.
Brigando para sair da zona de rebaixamento, o Sport terá o tabu como uma motivação a mais neste domingo, na Ilha do Retiro, e contará com dois ex-são-paulinos, Hernanes e Everton Felipe, para acabar com ele. O Tricolor, por sua vez, deve ir a campo com uma formação alternativa já pensando na ida das quartas de final da Copa do Brasil, contra o Fortaleza, na próxima quarta-feira.