Nas horas finais da última quarta-feira, o Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro emitiu uma liminar favorável ao Nova Iguaçu e Cabofriense que suspende, de forma provisória, o rebaixamento do Campeonato Carioca deste ano.

A equipe de Cabo Frio foi a dona da pior campanha do estadual 2020, somando apenas três pontos em 11 jogos. Assim, disputaria a Seletiva do Carioca do ano que vem para tentar se manter na elite local. Já o Nova Iguaçu disputa esta seletiva no momento, mas já está rebaixado matematicamente. Diante desse cenário, os dois clubes entraram na Justiça Desportiva para cancelar o descenso em função da pandemia do novo coronavírus, alegando que tiveram fortemente afetados seus planejamentos financeiros e técnicos.

O Dr. José Jayme Santoro, presidente do TJD-RJ, revelou que não pode “adentrar no mérito das alegações dos requerentes”.

“O presidente em exercício, Dr. José Jayme Santoro, concedeu liminar ao Nova Iguaçu e à Cabofriense para que não seja homologado o rebaixamento do primeiro para a Série B1 e da segunda para a fase preliminar do Campeonato Carioca até o julgamento do mérito. A decisão foi proferida nesta quarta-feira”, diz parte do comunicado emitido.

Agora, a questão será levada e julgada no tribunal. Enquanto isso, os resultados não poderão ser homologados pela Ferj (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro).