Sócios do Athletico têm tutela revogada e não poderão assistir ao jogo contra o Peñarol na Baixada
Os seis sócios do Athletico Paranaense que entraram com um pedido de tutela para assistir ao jogo contra o Peñarol, pela partida de volta da semifinal da Copa Sul-Americana, tiveram a decisão revogada na noite da última quarta-feira (29). A decisão foi do desembargador Renato Lopes de Paiva, do Tribunal de Justiça do Paraná.
No início da semana, Alinny Karoline Laskavski, Bruno Fontoura Stefanichan, Dante Giovanni Carminati Grein, Eduardo Natal Tanus, Fernando Felix de Azevedo e Pedro Eilert Fernandes da Silva ingressaram com a ação para que o público pudesse assistir ao jogo na Arena da Baixada. A decisão de terça-feira (28), no entanto, concedia a tutela apenas aos seis sócios rubro-negros e não aos cinco mil torcedores – capacidade máxima permitida pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Curitiba.
O clube paranaense recorreu e conseguiu a decisão de manter os portões do estádio rubro-negros ainda fechados. Um trecho menciona o pouco tempo necessário para a implementação de medidas que protejam a saúde dos torcedores. Confira:
O diminuto espaço de tempo necessário para a implementação de medidas de proteção à saúde e segurança dos torcedores, atrelado ao potencial risco de tal provimento judicial ser estendido a outros interessados, revela a imprescindibilidade de suspensão dos efeitos da decisão recorrida, na espécie.
O direito dos associados de acompanharem a partida no próprio estádio não pode, em teoria, se sobrepor às regras de organização e segurança coletivas impostas em decorrência da pandemia da Covid-19, especialmente, repita-se, quando devem ser implementadas em poucas horas
Desembargador Renato Lopes de Paiva.
A Conmebol, confederação responsável pela organização da Copa Sul-Americana, está de acordo com a liberação do público aos estádios na competição, seguindo os protocolos de distanciamento social e proteção individual. A partida de ida entre Peñarol e Athletico, no Campeón del Siglo, em Montevidéu, teve a presença de torcedores uruguaios.
Na próxima semana, uma reunião do Conselho Deliberativo do Athletico vai discutir a possibilidade de reabertura dos portões da Arena da Baixada aos torcedores athleticanos.