Semifinalistas, França e Croácia podem repetir final de 2018 e igualar feito que só aconteceu uma vez

Publicado em 11 dez 2022, às 08h22. Atualizado às 08h32.

As semifinais da Copa do Mundo do Catar estão definidas. De um lado da chave, a Croácia enfrenta a Argentina. Do outro, a França encara Marrocos. Assim, os atuais finalistas do Mundial podem repetir a decisão de 2018 e igualar um feito que aconteceu apenas uma vez na história.

Veja também: Ponte da Integração entre Brasil e Paraguai tem inauguração cancelada

Trata-se das finais disputadas por Argentina e Alemanha Ocidental nas Copas de 1986, no México, e 1990, na Itália. A primeira foi vencida por 3 a 2 pelos argentinos, que conquistaram seu segundo – e último – título. Por outro lado, a segunda decisão, terminada em 1 a 0, teve os alemães como tricampeões do mundo.

Quatro anos atrás, na Rússia, França e Croácia decidiram o título do principal torneio de seleções. Na partida, os Azuis conquistaram o título após fazer 4 a 2. Mandzukic (contra), Griezmann, Pogba e Mbappé fizeram os gols franceses. Perisic e Mandzukic foram os autores do tentos croatas.

Para alcançar a façanha, então, franceses e croatas devem triunfar por mais uma partida. A Croácia segue em busca do primeiro título de Copa de sua história, enquanto a França almeja o tricampeonato mundial.

Ainda invicta no torneio, a seleção de Modric e companhia chega à semifinal após vencer o Brasil nos pênaltis. Por sua vez, a equipe treinada por Didier Deschamps fez 2 a 1 na Inglaterra para avançar à próxima fase.

O confronto entre Croácia e Argentina acontece às 16 horas (de Brasília) da próxima terça-feira, no Estádio Lusail. No dia seguinte, França e Marrocos duelam no mesmo horário por uma vaga na grande decisão, que acontece no domingo, a partir das 12 horas.