Vanderlei Luxemburgo testou positivo para covid-19 na bateria de exames realizada pelo Palmeiras na última sexta-feira e foi imediatamente afastado das atividades. Enquanto o técnico permanecer em quarentena, o auxiliar Maurício Copertino comandará os treinamentos na Academia de Futebol.

O ex-zagueiro passou a trabalhar com Vanderlei Luxemburgo na temporada de 2016, pelo Tianjin Quanjian, na Segunda Divisão do futebol chinês. Ambos reeditaram a parceria em 2019 pelo Vasco e acabaram, então, contratados pelo Palmeiras para 2020.

Em entrevistas, Maurício Copertino costuma falar com orgulho sobre a admiração por Vanderlei Luxemburgo. Em seu site oficial, ele cita o veterano como “técnico referência do futebol brasileiro e um dos melhores técnicos de futebol da história deste esporte no Brasil”.

Como auxiliar de Alexandre Gallo, Maurício Copertino passou por clubes como Inter, Atlético-MG e Bahia, além da Seleção Olímpica. Dono da Licença Pro concedida pela CBF, ele já trabalhou como técnico solo no Zhejiang Yiteng, da Segunda Divisão do futebol chinês.

Dirigir os treinos na Academia não será novidade para o ex-zagueiro do Santos, uma vez que ele já fazia isso sob a supervisão de Luxemburgo. Na última sexta, Copertino postou a seguinte mensagem no Instagram: “Retomando as atividades com bola integrado sempre com a parte física, muita intensidade, semana ótima de trabalho!”.

O elenco enfim retomou os treinamentos com bola na última quarta-feira e terá um dia de folga no domingo. Ainda sem data confirmada para a retomada dos campeonatos, paralisados desde março, o grupo tem reapresentação marcada para as 15h30 (de Brasília) de segunda-feira, na Academia de Futebol.