Com quase dois meses sem a bola rolar nos principais campeonatos do país, os times estão mantendo as redes sociais ativas como forma de não deixar os torcedores sozinhos nesse período de quarentena. Contudo, em levantamento divulgado pelo Ibope Repucom, o mês de abril desse ano, o primeiro que lidou com a paralisação do primeiro dia ao último, contou com uma das piores taxas de crescimento de seguidores em um período de dois anos.
José Colagrossi, diretor executivo da empresa que fez esse levantamento, diz que é preciso interpretar os dados colocando em vista o impacto que a pandemia de covid-19 causou. Para ele, o importante é observar que, embora em uma taxa menor, os clubes ainda estão conseguindo expandir a base de seguidores de seus perfis oficiais.
“Mesmo em meio a uma situação de crise sem precedentes, que teve como consequência a completa ausência das competições, 85% dos clubes da Série A seguem expandindo o volume e alcance de suas bases digitais”, diz o diretor executivo.
Ele espera que essa experiência que os times estão passando sirva como uma demonstração de como as redes são importantes para manter a comunicação da entidade. “Que esta crise atual finalmente convença a todos os clubes brasileiros, independente de tamanho e localização, da importância fundamental das mídias sociais como plataforma de engajamento de seus fãs e patrocinadores”, afirma.
Em abril desse ano, Flamengo, Santos, Ceará, São Paulo e Internacional foram os cinco times que mais cresceram nas redes sociais, nessa ordem. Combinando o resultado deles, representa 70% do total de crescimento no mês. O Instagram continua sendo a rede que observa o maior número de novos seguidores.
Em números absolutos, o Top 5 é composto por Flamengo, Corinthians, São Paulo, Palmeiras e Santos.