O duelo entre Sport e São Paulo deste domingo marca o reencontro de Hernanes e seu ex-clube. Ambos têm em comum a necessidade de vencer para se distanciar do fantasma da zona de rebaixamento, porém, mais significante que o resultado será o fato de Profeta e Tricolor estarem em lados opostos do gramado.
Formado pelas categorias de base do São Paulo, Hernanes chegou ao clube com 15 anos e se tornou ídolo do clube com as conquistas de dois Campeonatos Brasileiros (2007 e 2008), além do Campeonato Paulista de 2021, integrando o elenco que acabou com uma fila de mais de oito anos sem título.
Pelo São Paulo, Hernanes fez 330 jogos e marcou 56 gols. Além dos títulos, o Profeta ficou marcado na história tricolor ao liderar a equipe na luta contra o rebaixamento na temporada de 2017, sendo escolhido como um dos melhores jogadores daquela edição do Campeonato Brasileiro.
Mas, ao longo dos últimos anos o Profeta acabou perdendo espaço com os treinadores que passaram pelo São Paulo e sem condições de concorrer com outros nomes do elenco, mais novos, mais móveis e menos suscetíveis a lesões. Recebendo poucos minutos em campo, Hernanes decidiu rescindir seu contrato com o Tricolor, que se encerraria no fim do ano, em busca de um clube em que pudesse ser mais atuante.
De volta ao Recife, sua cidade natal, Hernanes busca aproveitar a reta final da carreira em uma equipe que depende do seu talento. O contrato com o Sport é válido até dezembro, já que o Profeta ainda não definiu quais serão seus próximos passos a longo prazo, mas, durante esse segundo semestre, a torcida do Leão contará com um experiente e vencedor meio-campista, que pode agregar e muito ao elenco rubro-negro.