São Joseense estreia na elite do Campeonato Paranaense sonhando com voos mais altos
O São Joseense será a principal novidade no Campeonato Paranaense 2022. Fazendo sua estreia na elite, o clube tem metas ousadas para os próximos anos, e espera se manter entre os grandes do estado. Confira no especial desta sexta-feira (21), produzido pelo Portal RICMais, como chega o Azulão para a disputa.
Fundado em 2015, o caçula do estado conseguiu a façanha de chegar à elite estadual com apenas seis de existência. E, mais do que isso, voltou a colocar a cidade de São José dos Pinhais nos holofotes do futebol paranaense. Desde que o finado Malutrom deixou o município para atuar em Curitiba, em meados dos anos 2000, a cidade não tinha um representante entre os melhores clubes do estado.
O São Joseense penou até conseguir o acesso à elite. O clube viveu altos e baixos nas divisões inferiores. Foram anos batendo na trave, até que enfim, o sonho foi concretizado na última temporada, quando se sagrou campeão da Série Prata, ao bater o União Beltrão na final.
O Azulão é um clube-empresa, apoiado por empresas locais e companhias de agenciamento de jogadores. Uma destas parcerias, inclusive, tem como embaixador o lateral-direito Rafinha, revelado no Coritiba e atualmente no São Paulo.
Para a atual temporada, o primeiro objetivo do São Joseense é se manter na elite. Mas, o clube não esconde que o grande sonho é conquistar uma vaga na Série D em 2023.
- Leia também: https://ric.com.br/futebol/athletico-confira-como-furacao-chega-para-a-disputa-do-campeonato-paranaense/
- Leia também: https://ric.com.br/futebol/azuriz-vai-para-o-segundo-paranaense-com-menos-de-quatro-anos-de-fundacao/
- Leia também: https://ric.com.br/futebol/cianorte-entra-no-campeonato-paranaense-2022-disposto-a-melhorar-o-retrospecto-da-ultima-temporada/
- Leia também: https://ric.com.br/futebol/maior-campeao-estadual-coritiba-inicia-o-campeonato-paranaense-com-reforcos-para-a-temporada/
- Leia também: https://ric.com.br/futebol/fc-cascavel-entra-no-campeonato-paranaense-buscando-a-afirmacao-estadual/
- Leia também: https://ric.com.br/futebol/conheca-a-historia-do-londrina-atual-campeao-paranaense-e-uma-das-maiores-forcas-do-estado/
- Leia também: https://ric.com.br/futebol/maringa-espera-fazer-grande-campenha-no-campeonato-paranaense/
- Leia também: https://ric.com.br/futebol/campeao-em-2015-confira-como-vem-operario-para-o-campeonato-paranaense/
- Leia também: https://ric.com.br/futebol/parana-clube-espera-dar-fim-ao-jejum-de-titulos-no-campeonato-paranaense/
- Leia também: https://ric.com.br/futebol/rio-branco-representa-o-litoral-do-estado-no-campeonato-paranaense/
O elenco
O São Joseense terá um elenco que mescla juventude e experiência, fórmula que deu certo na campanha do título da Série Prata. O clube conseguiu manter a base da última temporada.
Entre os jogadores da equipe, alguns conhecidos dos torcedores paranaenses como o zagueiro Dirceu, 34 anos, ex-Coritiba e Londrina, e que foi o capitão da equipe na última temporada.
Além dele, outros rostos conhecidos são: goleiro Lucas Macanhan, 27 anos, revelado pelo Athletico; o zagueiro Fernando Timbó, 31 anos (Ex-Coritiba e Paraná Clube), o volante Júlio Pacato, 27 anos, revelado pelo Londrina e com passagem diversos outros clubes paranaenses; o meia Gabriel Honório, 25 anos (Ex-Rio-Branco); e os atacante Thiago Henrique, 26 anos, (Ex-Londrina).
O comandante
Ficará a cargo de Marcos Skavinski, o Marcão, de 46 anos, comandar o São Joseense no Campeonato Paranaense 2022. Ex-lateral direito de sucesso, Marcão fez história em várias equipes tradicionais do país, como Juventude, Internacional, Palmeiras e Goiás.
Revelado pelo Coritiba em meados dos anos 90, Marcão também defendeu o Rio Branco, mas foi no Athletico em que se destacou mais. Entre 2004 e 2005, foram 82 partidas disputadas, dois gols marcados e os vice-campeonatos da Série A e da Copa Libertadores.
Marcão entra na temporada com moral no São Joseense, pois ele foi o treinador da campanha vitoriosa de 2021. Ele comandou a equipe em 13 partidas, conquistando sete vitórias e se sagrando campeão da Série Prata.
O estádio
O Estádio do Pinhão será a casa do São Jossense no Campeonato Paranaense 2022. Com capacidade para 4.047 pessoas, o local é o mais tradicional de São José dos Pinhais e já foi a casa do Malutrom, quando a equipe tinha sua sede na cidade.
O grande diferencial do local é a grama sintética, implantada em 2017. O Azulão espera que o fator seja o grande trunfo da equipe para alcançar os objetivos na competição, e que ajude nas partidas contra adversários que não estão acostumados com este tipo de gramado.
Preparação
O São Joseense deu início a pré-temporada no dia 09 de dezembro. Nestes mais de 40 dias de trabalho, a equipe focou na parte física dos atletas, inicialmente, antes dos trabalhos em campo começarem de forma efetiva. O Azulão não fez nenhuma partida preparatória antes do início do estadual, e a estreia será oficialmente no pontapé do torneio.
O São Joseense debuta no Campeonato Paranaense no domingo (23), às 11h, no Estádio do Pinhão, diante do Azuriz.