Corinthians e Fortaleza fecham a 5ª rodada do Campeonato Brasileiro nesta quarta-feira, às 21h30 (de Brasília). O confronto promete ser duro em campo, e será um desafio especial para o técnico Rogério Ceni, do Leão, que busca a sua primeira vitória como treinador contra o Timão.
Ídolo do São Paulo, Rogério já teve diversos jogos históricos como goleiro contra o Corinthians. O adversário desta quarta-feira foi um rival recorrente nos 25 anos de carreira de Ceni dentro de campo, e o retrospecto, apesar de negativo, é bem parelho.
Durante o período em que defendeu a meta são-paulina, foram 67 confrontos contra o Timão, com 21 vitórias, 21 empates e 25 derrotas. O goleiro-artilheiro ainda marcou três gols no rival, sendo dois de pênaltis e um de falta.
Quando migrou para a área técnica, entretanto, os números pioraram. Em seus quase quatro anos de carreira na nova função, Rogério Ceni ainda não sabe o que é vencer o Corinthians. Até o momento são sete confrontos, com quatro vitórias corintianas e três empates.
Em 2017, quando dirigia o São Paulo em seu primeiro trabalho como técnico, Ceni fez o primeiro jogo contra o Corinthians ainda na Copa Flórida. O jogo terminou 0 a 0, e o Tricolor se deu bem nos pênaltis.
Depois disso, foram mais três confrontos pelo Campeonato Paulista. Na primeira fase, empate em 1 a 1 no Morumbi. Já nas semifinais, o Corinthians venceu o jogo de ida por 2 a 0 na casa são-paulina, e um novo 1 a 1 marcou a partida de volta em Itaquera.
A partir de então, Rogério Ceni e Corinthians só se encontraram pelo Campeonato Brasileiro. Seu último Majestoso como treinador foi pelo primeiro turno do torneio nacional, e o Timão venceu por 3 a 2. Foi só em 2019 que os dois voltaram a se enfrentar, com Ceni já no Fortaleza. E os alvinegros se deram melhor, com vitórias por 3 a 1 no primeiro turno, no Castelão, e por 3 a 2, em Itaquera, no returno.
Para quebrar o tabu, entretanto, Rogério Ceni não deve ter tarefa fácil. Mesmo com atuações ainda irregulares, o Corinthians vem embalado depois da boa vitória por 3 a 1 sobre o Coritiba. O Fortaleza vem em situação parecida, já que aplicou o mesmo placar em cima do Goiás, fora de casa. As duas equipes aparecem com quatro pontos somados.