A rescisão do contrato de Ricardo Oliveira no Atlético-MG foi oficializada com a publicação no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF, na quarta-feira. O jogador, que não estava nos planos de Jorge Sampaoli, agora está livre para assinar com qual qualquer equipe. Porém, a disputa judicial entre o atleta e o Galo ainda permanece.
Atualmente com 40 anos, Ricardo Oliveira está desvinculado do clube mineiro desde 20 de agosto, data em que a Federação Mineira de Futebol (FMF) cumpriu a liminar obtida pelo jogador na Justiça. Para conseguir essa ordem, o atleta justificou que estava com atraso de mais de três meses nos pagamentos de seus salários e de parcelas do FGTS. A 27ª Vara do Trabalho de Belo Horizonte acatou o pedido.
Atualmente, as partes discutem valores que precisam ser quitados. No processo, Ricardo Oliveira pede R$ 3,7 milhões, mas a primeira audiência, realizada em 12 de agosto, terminou sem acordo. O contrato do jogador com o Atlético-MG iria até o fim deste ano, entretanto, já em maio, foi colocado na lista de dispensa do técnico Sampaoli. Pelo Galo, fez 110 jogos e marcou 37 gols.