Renato Gaúcho assumiu o Flamengo em julho e, desde sua chegada, o time subiu de produção e venceu sete jogos, perdendo apenas um. Com 24 gols marcados e oito sofridos, a equipe tem saldo de 16. Além disso, em metade destes jogos o time não sofreu gols.

A evolução defensiva foi clara sob o comando do novo treinador, e o próprio Renato destaca a importância desse fator.

”Nossa equipe subiu bastante de produção porque a defesa subiu de produção e por isso a gente não tem dado muita chance ao adversário. Na base do treinamento, da conversa, do vídeo. Mas esse tipo de conversa eu não tenho só com a defesa, mas com o grupo todo”,  afirmou Renato em coletiva.

Neste domingo, na vitória sobre o Sport por 2 a 0, Renato escalou a dupla de zaga com Bruno Viana e Léo Pereira. Os dois viveram uma péssima fase com Rogério Ceni e raramente recebiam minutos em campo. Com Renato, foi a terceira vez com essa dupla e em todos os jogos o time não foi vazado.

”Eu fico contente, fico feliz que hoje eles estão jogando com personalidade, com confiança, com alegria. Eu procuro no dia a dia, sempre que possível, corrigi-los, seja no campo, seja no vídeo. Mas não é só o Léo Pereira. Outros jogadores estavam, digamos assim, um pouco em baixa, e nós recuperamos todos eles. Com isso o grupo ficou mais forte e todo jogador que entra procura dar conta do recado. É a força do grupo, a união, nós temos três competições e eu preciso de todo mundo. É importante que todo mundo esteja bem, com confiança pra jogar como a gente tem visto o nosso grupo”, completou o treinador.

A zaga é o setor com mais problemas no elenco do Flamengo. Titular, Rodrigo Caio passa por problemas físicos e só deve retornar ao time em setembro. Com a saída do volante Gerson e a chegada de Renato, Willian Arão deixou de atuar improvisado como zagueiro e retornou ao meio.

Neste domingo, com Gustavo Henrique fora com sintomas de virose, Bruno Viana e Léo Pereira eram os únicos disponíveis no elenco principal. Para a partida em Volta Redonda, o treinador relacionou os zagueiros do sub-20 Noga e Otávio.