O futebol deixou de ser apenas disputado dentro de campo, e cada vez mais ações fora dele fazem a diferença. Sabendo da importância de conquistar torcedores em todos os lugares do planeta, o Real Betis, da Espanha, entra de vez no mercado asiático, na busca de expandir a sua marca internacionalmente.
Com o sucesso dos clubes espanhóis, encabeçados por Barcelona e Real Madrid, na Ásia, o Betis aposta no aumento do interesse por futebol no maior continente do planeta. Pensando nisso, o clube chegou inclusive a abrir um perfil na rede social chinesa Weibo. De acordo com o diretor geral de negócios do Betis, Ramón Alarón, o segredo está em conhecer a realidade de cada país para pensar em estratégias comerciais.
“Do Real Betis, sempre trabalhamos para adaptar nossas estratégias de entrada para cada país, de acordo com os interesses da população local. Na China, focamos em cooperar na educação local e no progresso dos jogadores de futebol. Mantivemos conversas sobre nossa metodologia, e fizemos acordos que são muito benéficos para ambas as partes”, analisou o dirigente.
Assim, a parceria engloba ações dentro e fora de campo. Ainda no ano passado, o Betis abriu um campus na província chinesa de Zheijang, com o objetivo de educar através do futebol. Além disso, o clube realiza programas promovidos pela La Liga e a Associação Chinesa de Futebol, recebendo membros técnicos da CFA em suas instalações para aprender sobre sua infraestrutura e métodos de trabalho.
Além da China, o Betis realiza ações concretas no Japão. Junto com demais equipes espanholas, o clube se juntou à iniciativa #TodayWePlay, criada pela La Liga em colaboração com o Instituto Cervantes em Tóquio, que visa aproximar os fãs japoneses através de aulas online.
Os clubes envolvidos no programa compartilham conteúdos relacionados a sua história, organização e torcida, além de compartilharem conhecimentos sobre a cultura espanhola. O Betis ainda conta com um perfil oficial no Twitter em japonês, que tem mais de 8 mil seguidores.