Brasileirão terá público a partir do final de semana; Athletico é o único contra o retorno
O conselho técnico da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) decidiu nesta terça-feira (28) pelo retorno do público aos estádios de futebol na Série A do Campeonato Brasileiro. Foram convidados a participar da reunião os 20 clubes que disputam a competição, com 18 sendo favoráveis ao retorno. O Flamengo não compareceu e o Athletico Paranaense votou contra.
Com a decisão, as partidas podem ter torcida do clube mandante já a partir da próxima rodada, a 23ª, prevista para acontecer durante este final de semana, o primeiro do mês de outubro. O retorno em cada município está condicionado a decisão de cada autoridade sanitária municipal, que define se pode haver público e qual a capacidade máxima permitida.
De acordo com a CBF, o conselho técnico extraordinário foi convocado com participação dos clubes como forma de garantir um retorno igualitário e simultâneo para todos os clubes participantes, a ser respeitada a rodada disputada. Neste sentido, as partidas entre Bahia x Ceará e Santos x Fluminense serão remarcadas para uma data em que já seja permitido o público nos estados. Já o jogo Palmeiras x Juventude vai acontecer neste final de semana, ainda com portões do Allianz Parque fechados. Do mesmo modo, o jogo Red Bull Bragantino x Corinthians acontece no Nabi Abi Chedid sem a presença da torcida
O Athletico, por ter votado contra, reservou-se ao direito de manter a Arena da Baixada fechada para os torcedores e torcedoras durante a realização do Brasileirão.
Durante este retorno, as autoridades locais de saúde também vão ser as responsáveis, junto com os clubes, pelos protocolos e fiscalizações das medidas de controle à Covid-19.