Com um jogador a menos, Porto vence o Benfica e conquista a Taça de Portugal
Zagueiro Mbemba marcou duas vezes e garantiu o título do Porto sobre o rival Benfica
O Porto é o campeão da Taça de Portugal. Neste sábado, os Dragões enfrentaram o rival Benfica no Estádio de Coimbra, pela decisão do torneio, e saíram com a vitória pelo placar de 2 a 1. Mesmo com um jogador a menos durante boa parte da partida, a equipe azul e branca foi superior e ficou com o título.
A derrota dos Encarnados coloca mais pressão nos ombros de Jorge Jesus, que assumirá o comando da equipe na próxima temporada. Com uma grande queda de rendimento após a retomada do futebol, o time de Lisboa também acabou perdendo o troféu do Campeonato Português para os Dragões.
Em primeiro tempo equilibrado, com poucas chances criadas por ambas as equipes, a situação do Porto poderia ter ficado complicada aos 37 minutos. O colombiano Luis Díaz foi expulso ao levar o segundo cartão amarelo por falta em Almeida. Pouco depois, o técnico Sérgio Conceição também o cartão vermelho por reclamação.
Apesar disso, os Dragões saíram na frente aos dois minutos da segunda etapa. Odysseas saiu mal do gol após cruzamento na área em cobrança de falta e não alcançou a bola. Então, Mbemba aproveitou e completou de cabeça para o fundo das redes para tirar o zero do marcador.
Dez minutos depois, o próprio zagueiro ampliou a vantagem. Em mais um lance de bola parada, o congolês apareceu livre na entrada da pequena área, completamente sem marcação, e cabeceou para o gol.
É NOSSA! ?
?17.ª Taça de Portugal do nosso historial#FCPorto #TaçadePortugal #DragõesJuntos pic.twitter.com/Va5vieXhRu
— FC Porto – Campeão Nacional 2019/20 ? (@FCPorto) August 1, 2020
O Benfica conseguiu descontar aos 38 minutos. O árbitro assinalou a penalidade máxima para os Encarnados após toque de mão do zagueiro Diego Leite dentro da área. Carlos Vinícius cobrou e converteu, revivendo as esperanças das Águias para os minutos finais.
Aos 45 minutos, Jota emendou de primeira, de perna esquerda, e mandou no cantinho. No entanto, a bola carimbou a trave e foi para fora, confirmando o 2 a 1 no placar final e garantindo o título do Porto.