Políticos alemães aprovam volta da Bundesliga em maio

Publicado em 20 abr 2020, às 00h00.

Faltando três dias para a reunião da DFL (Liga de Futebol da Alemanha) que pode determinar uma data de retorno da Bundesliga, políticos alemães aprovaram o retorno do Campeonato Alemão em maio, com jogos sem público.

“O pré-requisito é que exista um conceito bem pensado. O que a DFL apresentou hoje mostra que medidas de proteção estão em vigor. Posso imaginar que podemos voltar com ‘jogos fantasmas’ (sem torcida)”, disse Armir Laschet, chefe de governo da Renânia do Norte-Vestfália, em uma transmissão ao vivo do jornal alemão Bild, nesta segunda-feira.

Políticos alemães apoiaram a volta de jogos da Bundesliga com portões fechados (Foto: Divulgação/Wolfsburg)

O Ministro da Saúde da Alemanha, Jens Spahn, também participou da transmissão do Bild e concordou com a opinião de Armir Laschet.

“Como conceito geral, jogos fantasmas são certamente possíveis outra vez. O fator decisivo é que o risco de infecção seja minimizado. Isso seria um pequeno retorno à normalidade para milhões de fãs de futebol a partir de 9 de maio, mesmo com estádios vazios”, afirmou Spahn.

Em um comunicado oficial do Bayern de Munique publicado no site oficial do clube, o ex-jogador e hoje CEO do clube, Karl-Heinz Rummenigge, comemorou o apoio das autoridades, mas reiterou a importância de seguir o posicionamento das autoridades médicas.

“As declarações de Markus Söder e de Armin Laschet são um sinal muito positivo para o retorno dos jogos da Bundesliga. É importante que a gente siga as regras das autoridades políticas e médicas de maneira séria e exemplar, para minimizar os riscos à saúde”, disse Rummenigge.