Pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro, Fortaleza e São Paulo se enfrentam nesta quarta-feira, às 21h30 (de Brasília), no Castelão. O duelo vai marcar o reencontro da torcida do Tricolor do Pici com Rogério Ceni, atual comandante do clube do Morumbi e que fez história no time cearense.
Ceni foi treinador do Leão de novembro de 2017 até novembro de 2020, tendo um pequeno intervalo entre agosto e setembro de 2019, quando passou rapidamente pelo Cruzeiro.
Após uma primeira experiência como técnico no São Paulo em 2017, Rogério Ceni assumiu um Fortaleza recém-provido à Série B. Depois de um início conturbado por conta da derrota na final do Campeonato Cearense de 2018 para o rival Ceará, o ex-goleiro recebeu apoio da diretoria e conquistou seus primeiros títulos na beira do campo.
Foram 153 jogos no comando do Tricolor do Pici, com 81 vitórias, 33 empates e 39 derrotas, além de faturar dois Estaduais e os títulos inéditos da Série B de 2018 e da Copa do Nordeste de 2019.
Ceni deixou o Fortaleza no fim de 2020 para assumir o Flamengo. Por conta da pandemia de covid-19, o treinador não teve a chance de se despedir da torcida, fato que o mesmo previu após a conquista do Campeonato Cearense em outubro do ano passado.
“Lamento muito não comemorar um título com a torcida aqui dentro. Uma das coisas que mais tenho receio e fico com medo é de não conseguir me despedir disso com a casa cheia. Seria uma tristeza muito grande. Como a gente não sabe como nossa carreira segue, seria a coisa mais triste para mim não conseguir me despedir sem a presença do torcedor”, afirmou Ceni na ocasião.
A última partida de Ceni no comando do Fortaleza que contou com a presença de público foi em março de 2020, na vitória por 3 a 0 sobre o Náutico, nos Aflitos, pela Copa do Nordeste. Dias antes, o triunfo por 3 a 0 sobre o Pacajus, pelo Campeonato Cearense, marcou o último jogo do técnico em um Castelão com público.
Enquanto esteve no Leão, Rogério Ceni foi homenageado diversas vezes pela torcida, com direito até a mosaico no Castelão.
Após deixar o clube, o técnico enfrentou o Fortaleza duas vezes pelo Flamengo, mas em jogos sem público. No Brasileirão de 2020, empate sem gols no Castelão. Já na atual edição da competição, vitória por 2 a 1 no Maracanã.