Depois de 38 rodadas o Brasileirão da Série B terminou e o resultado da temporada 2019 entre os paranaenses foi bem diferente. Dois times seguem na Segundona, um conseguiu o acesso e outro está rebaixado matematicamente, mas deve tentar, no famoso “tapetão”, se livrar do decesso.

Quem sobe?

Depois de dois anos seguidos disputando a Série B, a equipe do Coritiba conseguiu o tão sonhado acesso a elite do futebol nacional. Na última rodada do Brasileirão, o Coxa precisava de apenas um pontinho para ficar com a vaga e fez mais que isso. Venceu, em Salvador, a equipe do Vitória por 2 a 1 e volta para o Paraná com a classificação para a Primeira Divisão na bagagem.

Wanderley foi o salvador da pátria na capital baiana, marcou os dois gols da partida que garantiu os três pontos para o Coxa que, inclusive, saiu atrás do marcador. Anselmo Ramon abriu o placar para os donos da casa ainda no primeiro tempo.

Com a vitória, o Coritiba carimbou a terceira melhor campanha da Série B com 66 pontos.

Quem fica?

Garantidos na Segundona da próxima temporada, Paraná Clube e Operário se despediram do campeonato empatando. Em casa, o Tricolor da Vila ficou no 3 a 3 com o Botafogo de Ribeirão Preto. Já o Fantasma segurou o 1 a 1 diante do Figueirense lá em Santa Catarina.

Ofec

Figueirense 1×1 Operário
(FOTO: MATHEUS DIAZ/FFC)

O Paraná terminou em sexto lugar com 56 pontos, seis a menos que o Atlético-GO, que ficou com a última vaga para a Série A. Por outro lado, o time de Ponta Grossa ficou no meio da tabela, em 10º lugar com 50 pontos.

Na despedida da Série B na Vila Capanema, da só uma olhada nesse lance do Tricolor. Não vem de garfo!

Quem cai?

A campanha pífia do Londrina resultou em um rebaixamento inacreditável, de um time que já foi vice-líder do campeonato. Com muitas mudanças no comando técnico, o Tubarão não conseguiu desempenhar um bom futebol na Série B e acabou sendo rebaixado para a Terceira Divisão do Brasileiro.

Isso matematicamente, já que o empate entre Figueirense e Operário da um restinho de esperança ao torcedor e diretoria do LEC, que tentará permanecer nesta divisão pelo Supremo Tribunal de Justiça Desportiva.

Léo Passos comLéo Passos_LECemora gol do Londrina (Foto: Gustavo Oliveira/Londrina Esporte Clube)

Léo Passos comemora gol do Londrina
(Foto: Londrina Esporte Clube)

O time alviceleste terminou o Brasileirão com 39 pontos em 17º lugar, dois a menos que o time catarinense, primeira equipe fora da zona da degola. “Nós estamos otimistas, o advogado incentivou entrar e buscar nossos direitos”, comentou o presidente do Londrina, Claudio Canuto.

O W.O. sofrido pelo Figueira na 17ª rodada, contra o Cuiabá, pode resultar em pena para o time, que perderia três pontos e deixaria a equipe catarinense na lanterna da competição, salvando o Londrina do rebaixamento.