Paraná Clube perde do Pouso Alegre-MG, é eliminado da Série D e não terá calendário nacional nos próximos anos
Na tarde deste sábado (13), Pouso Alegre-MG e Paraná Clube se enfrentaram no Estádio Manduzão, pela partida de volta das oitavas de final da Série D do Campeonato Brasileiro.
O Tricolor está eliminado da quarta divisão. A equipe paranista não teve o espírito de luta e entrega que a torcida esperava, não realizou uma boa partida, e perdeu por 1 a 0, gol marcado por Alisson, aos 39 minutos do primeiro tempo. A equipe mineira, que já havia eliminado os paranaenses na Copa do Brasil, volta a impor outra eliminação ao rival na temporada. Essa, porém, muito mais traumática.
O resultado é terrível para o futuro do Paraná Clube. O acesso à Série C era obrigação para a equipe ter calendário nacional no ano que vem.
Rebaixado no Campeonato Paranaense deste ano, o Tricolor só terá a disputa da Divisão de Acesso em 2023, e em uma projeção otimista, só poderá voltar a disputar alguma divisão do Campeonato Brasileiro em 2025. Após a partida, o cenário foi de desolação entre os jogadores, e principalmente, entre a torcida, que compareceu em bom número no Estádio Manduzão, empurrou a equipe, mas volta para Curitiba triste com mais esse duro baque.
Já o Pouso Alegre-MG, que nada tem a ver com isso, aguarda os demais resultados das oitavas de final, para saber quem será o seu adversário na disputa das quartas de final, e consequentemente, pelo acesso à Série C. Caxias-RS e São Bernardo-SP já estão classificados.
POUSO ALEGRE-MG 1 X 0 PARANÁ CLUBE
O primeiro tempo foi bem fraco tecnicamente. As duas equipes apresentavam nervosismo, e tinham medo de errar. Com isso, as chances foram praticamente nulas. O Pouso Alegre-MG arriscava em chutes de longa distância, mas que não levam perigo ao gol de Felipe, que só foi fazer uma defesa aos 21 minutos, em finalização de Iago Dias.
O Paraná Clube, por sua vez, não conseguia assustar o goleiro adversário. Com dificuldades para criar jogadas, o Tricolor só foi chegar com perigo aos 38, mas o cruzamento de Albano não encontrou ninguém.
No lance seguinte, porém, o Tricolor foi castigado. Aos 39, Alisson recebeu passe de Paraíba e finalizou. A bola desviou em Franklin e matou Felipe, que nada pôde fazer. Alegria do Pouso Alegre-MG, que foi melhor na primeira etapa, e foi para o vestiário com a vitória parcial.
A segunda etapa começou como acabou a primeira: com o Pouso Alegre-MG buscando o gol. A equipe mineira tinha mais a posse de bola, e rondava o gol de Felipe. Aos 13, Paraíba chutou de longe, mas a bola foi à esquerda do gol. Precisando criar para conseguir chegar ao empate, o Paraná Clube estava muito nervoso em campo, com os jogadores errando muitos passes.
O técnico Omar Feitosa efetuou as entradas de Carlos Henrique e Everton Brito, para tentar mudar o panorama da partida. As alterações surtiram efeito, e o Tricolor teve sua primeira chance real aos 21, em belíssima cabeçada de Carlos Henrique, que obrigou Edson Mardden a realizar grande defesa.
Porém, a chance foi a única efetiva do Paraná Clube na partida. Conforme o tempo foi passando, o nervosismo bateu de vez, e os jogadores não conseguiram buscar o empate. O Pouso Alegre-MG, por sua vez, soube cadenciar a partida e segurou a vitória, que classifica a equipe para o duelo decisivo pelo acesso à Série C.
Ficha técnica
Série D
Oitavas de final – Jogo de volta
Pouso Alegre-MG: Edson Mardden; Leo Gobo (Igor Pereira 2ºT/25″), Victor, Thuran e Foguinho; Gledson, Roldan (Serginho 2ºT/32″) e Paraíba; Ingro, Alisson (Franklin 2ºT/32″) e Iago Dias (Marcos Nunes 2ºT/22″)
Técnico: Paulo Roberto Santos
Gols: Alisson (1ºT/39″)
Cartões amarelos: Igor Pereira (2ºT/42″)
Paraná Clube: Felipe; Lucas Oliveira (Everton Brito 2ºT/14″), Franklin, Dirceu e Rael; Moisés Gaúcho (Evandro 1ºT/22″), Lucas Buchecha (Ueslei Brito 2ºT/37″) e Albano; Iacovelli (Carlos Henrique 2ºT/14″), Rafael Silva e João Felipe (Marcelinho 2ºT/37″)
Técnico: Omar Feitosa
Gols:
Cartões amarelos: Rael (2ºT/43″)
Local: Estádio Manduzão, em Pouso Alegre (MG)
Data: 13/08/22
Horário: 17h
Árbitro: Salim Fende Chavez (SP)
Assistentes: Gustavo Rodrigues de Oliveira (SP) e Robson Ferreira Oliveira (SP)
Quarto árbitro: Murilo Francisco Misson Junior (MG)
Público total: 9.295 torcedores