Com a grande vitória do Atlético-MG sobre o River Plate no jogo de volta, o Palmeiras conheceu o seu adversário na semifinal da Libertadores, que está marcada para o final de setembro. Até lá, o Verdão terá um calendário mais tranquilo do que o Galo, o que pode ser um trunfo do clube palestrino para os duelos.
A Conmebol ainda não definiu as datas e os horários dos jogos válidos pelas semifinais, porém as partidas acontecerão nas semanas dos dias 22 e 29 de setembro. Com uma melhor campanha na competição, o Atlético-MG terá o direito de decidir a vaga em casa.
Ao contrário do Galo, o Palmeiras já foi eliminado da Copa do Brasil, que está na fase das quartas de final. Dessa forma, o time comandado por Abel Ferreira terá quatro semanas livres até as semifinais, enquanto a equipe mineira terá apenas duas, já que enfrenta o Fluminense nos dias 26 de agosto e 16 de setembro pelo torneio eliminatório.
Até os jogos contra o Atlético-MG, o Alviverde terá cinco compromissos válidos pelo Campeonato Brasileiro: Cuiabá (em casa), Athletico Paranaense (em casa), Ceará (fora de casa), Flamengo (em casa) e Chapecoense (fora de casa).
Enquanto isso, o Galo terá sete partidas neste período. Além dos dois jogos contra o Fluminense pela Copa do Brasil, o time comandado por Cuca terá cinco compromissos válidos pelo Brasileirão: Fluminense (fora de casa), Red Bull Bragantino (fora de casa), Grêmio (em casa), Fortaleza (fora de casa) e Sport (em casa).
Além de se enfrentarem pela Libertadores, Palmeiras e Atlético-MG protagonizam a disputa pelo topo da tabela do Campeonato Brasileiro. Depois do triunfo mineiro no último final de semana, o Galo disparou na liderança com 37 pontos, cinco a mais do que o Verdão, que ocupa a segunda colocação.